Buscar

É rentável implantar uma Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) na sua propriedade?

Por Marcela Ruiz Zanelatto

Se você está pensando em ter um sistema produtivo agrícola, florestal e pecuário, onde essa integração visa otimizar o uso da terra, aumentando a produtividade, usando melhor os recursos e insumos da propriedade, e além disso, de uma maneira sustentável. A Integração Lavoura Pecuária Floresta, ou mais conhecida como ILPF, pode ser para você.


O que é a ILPF?


ILPF trata-se de uma produção integrada de produtos agrícolas, pecuários, e florestais. Diferentes culturas agrícolas, visando alimentação, produção de fibras ou energia podem ser utilizadas na ILPF. Da mesma forma, o componente pecuário pode ser feito com bovinos de corte ou leite, caprinos, ovinos e, em alguns casos, até suínos e aves podem compor o sistema. Já em relação às árvores, podem ser usadas espécies para fins madeireiros e não madeireiros, nativas ou exóticas.

Devido a essa grande variedade de culturas, os sistemas ILPF podem ser adaptados para pequenas, médias e grandes propriedades, em todos os biomas e regiões brasileiras.

Esse sistema ainda pode ser adaptado caso não deseje alguma das integrações citadas acima, como um sistema silvipastoril (ILP) que engloba apenas a produção pecuária com a floresta, sendo este o mais comum no Brasil.



Imagem: Portal Embrapa


Quais os benefícios desse sistema integrado?


O sistema ILPF traz diversas vantagens desde o âmbito econômico, social, ambiental, além de aumentar a produtividade em uma determinada área. Segue abaixo os benefícios atrelados a esse sistema:

  • Otimização no uso dos nutrientes do solo, já que a lavoura se beneficia da palhada deixada pelo capim, o capim do nitrogênio fixado pelas leguminosas, e as árvores aproveitam os insumos lixiviados para as camadas mais profundas.

  • Conservação do solo, já que há desenvolvimento de microrganismos, maior infiltração de água, menor perda de umidade e menor risco de erosão.

  • Bem estar animal, desde que as árvores tragam conforto térmico para o gado tanto no calor quanto no frio, quando evitam geadas e protegem do vento.

  • Maior controle de plantas daninhas, pragas e doenças.

  • Maior produtividade de grãos, carnes, leite, e produtos madeireiros.

  • Aumento da renda líquida e estabilidade econômica para o produtor.

  • Mais sustentável, mitigando as emissões de carbono na atmosfera.


Além disso, implantar na sua propriedade um sistema integrado alinha todos os benefícios citados anteriormente com a sustentabilidade. Atualmente, há políticas públicas que incentivam a adoção desse sistema na recuperação de áreas degradadas que muitas vezes podem estar sem produtividade na sua propriedade, gerando apenas prejuízos.


Quais os primeiros passos para implantar esse sistema?

O primeiro passo é realizar um SIG na sua propriedade, para podermos identificar qual a melhor área a ser implantado esse sistema. Em seguida realizar um diagnóstico, analisando o perfil do produtor rural, assim como os recursos disponíveis na propriedade (máquinas, disponibilidade hídrica, mão de obra…), avaliando o clima da região antes de identificar as espécies que farão parte do sistema. Além disso, é importante analisar o mercado, conferindo se os produtos que deseja produzir tem mercado consumidor na região. Em segundo lugar, é importante a realização de um planejamento bem estruturado do projeto técnico, identificando qual tipo de integração será utilizada, o manejo a ser conduzido, com uma análise de mercado elaborada. O terceiro e último passo já envolve implantação e acompanhamento do projeto, aqui é onde o projeto vai sair do papel, onde todos os erros deverão ser acertados, e ao final do primeiro ano, já é possível analisar os dados e resultados que o sistema vem trazendo.


Você pode contar com a ESALQ Júnior Florestal para todas essas etapas, e assim minimizar os erros e custos durante a implantação.


Gostaria de implantar uma ILPF na sua propriedade, ou tirar dúvidas sobre o assunto? Conheça nossas soluções, e entre em contato.






Gostaria de realizar um projeto ou tirar dúvidas sobre certificação florestal com estudantes universitários especializados na área?

Entre em contato com a ESALQ Jr. Florestal!