top of page
Buscar

A Educação ambiental e o desenvolvimento sustentável

Por Laís Leite da Silva


A educação ambiental e o desenvolvimento sustentável devem caminhar juntos em busca da conscientização das pessoas para o melhor cuidado do planeta. É necessário levar em conta que é de grande importância os aspectos sociais e ambientais e toda a relação que esses assuntos têm com a economia, e a adoção de perspectivas globais de desenvolvimento. A educação ambiental quando usada como método de ensino, pode provocar nos cidadãos a criação de discussões a respeito dos problemas ambientais que afligem o planeta. Os assuntos que podem ser discutidos quando se trata de educação ambiental vão desde os direitos e deveres do cidadão, a importância de realizar uma correta coleta de lixo ou das consequências que esse lixo pode causar à saúde das pessoas. É necessário entender o conceito de proteção ao meio ambiente. E que a política pública, detentora e administradora de nossos impostos, possam trabalhar visando à melhoria e garantir a proteção dos recursos naturais, e dessa forma o desenvolvimento sustentável se tornará um legado para as próximas gerações.

O que vem ocorrendo atualmente é um grande crescimento de informações, conteúdo e cursos voltados à agricultura sustentável, que exercem um trabalho extremamente importante de educação ambiental, com foco no desenvolvimento de uma agricultura muito mais sustentável.

A Educação ambiental vem como um agente de mudança para uma agricultura sustentável, sem agredir o meio ambiente, não usar agrotóxicos, fixar o homem no campo e gerar uma alimentação de qualidade para a população. Um dos precursores foi a Agricultura Sintrópica que se encaixa entre os Sistemas de cultivo Agroflorestal (SAF). Esse sistema consegue reunir, em uma única área, a produção de frutas, hortaliças e madeira, além de gerar renda ao agricultor desde o início do plantio até muitos anos depois, tudo isso sem agredir o meio ambiente.



A proposta da agricultura sintrópica é conseguir restaurar, reordenar todo o ambiente natural e a floresta. A cada ano essas ideias vêm atraindo cada vez mais pessoas, interessadas na prática. Através deste tipo de agricultura, é possível recuperar áreas que estejam degradadas e ainda proteger o meio ambiente.


Principais vantagens da prática da agricultura sustentável:

  1. Recuperação de áreas degradadas e viabilidade econômica;

  2. Aumento da biodiversidade;

  3. Controle de pragas e doenças com equilíbrio ecológico;

  4. Gasto menor em comparação com o plantio tradicional;

  5. Produtos com maior qualidade em termos de nutrição.


Gostaria de realizar um projeto ou tirar dúvidas sobre área florestal com estudantes universitários especializados na área?


Entre em contato com a ESALQ Jr. Florestal pelo e-mail: tecnica@esalqjrflorestal.org.br


Referências bibliográficas:


ANDRADE, Dayana. O que é Agricultura Sintrópica? Agenda Gotsch, 03 ago. 2019. Disponível em: <https://agendagotsch.com/pt/what-is-syntropic-farming/>.


AZEVEDO, Julia. Agricultura sintrópica: benefícios e princípios. eCycle. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/agricultura-sintropica/>.


CDALGALLO. Educação Ambiental para agricultura sustentável. Sítio Pema, 21 jun. 2018. Disponível em: <https://www.sitiopema.com.br/educacao-ambiental-saf-agricultura/>.


MANEJE BEM. Sistemas Agroflorestais - Parte III. Maneje Bem. Disponível em: <https://www.manejebem.com.br/publicacao/novidades/sistemas-agroflorestais-parte-iii>.

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Anna Beatriz Souza
Anna Beatriz Souza
Oct 19, 2021

Tema muito importante!

Like

leofelix1
Oct 05, 2021

Muito importante postagens como esta nos dias atuais. Parabéns pelo conteúdo!

Like
bottom of page