top of page
Buscar

A importância da análise de água

Por Isabel Akemi Mizutani

A água é essencial para a vida humana e animal, e é usada em todas as atividades, seja na agricultura, na indústria ou no consumo. Dessa forma, a análise de água tem grande importância principalmente para saber sobre a sua potabilidade para o consumo humano, animal e agrícola. Nela é avaliado se a água está dentro dos parâmetros permitidos e adequados, que variam dependendo do seu uso.

Como é feita a análise?

Primeiramente, é feita a coleta da amostra de água do local e deve-se mantê-la refrigerada até o momento da análise no laboratório, que pode ser microbiológica ou físico-química:

  • Análise microbiológica: indica a presença ou ausência de agentes patogênicos, prejudicando a sua potabilidade; se há alguma contaminação na rede de distribuição da água; se está ou não nos padrões da legislação para o uso.

  • Análise físico-química: avalia parâmetros físicos, como temperatura, sabor, odor, cor, condutividade elétrica; e químicos, como pH, alcalinidade e dureza da água.

Com a avaliação dos corpos hídricos na água, é enviado o resultado para o cliente.

O que não pode conter na análise?

A água não pode apresentar microrganismos patogênicos, nem bactérias indicadoras de contaminação fecal ou bactérias em grande quantidade.

Vantagens

Além de ter um resultado sobre a potabilidade, a análise de água serve para avaliar o ambiente aquático e tomar ações corretivas para diminuir os impactos sobre ele, e evitar multas e prejuízos à imagem da empresa.

A ESALQ Júnior Florestal realiza o serviço de análise de água, fazendo a coleta e o envio da amostra para o laboratório, além de te entregar um laudo técnico explicativo, que contém os resultados obtidos na análise e as instruções para o manejo da área.

Referências:

BIOSETA. A importância da análise de água. Bioseta, 14 jan. 2021. Disponível em: < https://www.bioseta.com.br/a-importancia-da-analise-de-agua/>. Acesso em: 26 maio 2022.










Gostaria de realizar um projeto ou tirar dúvidas sobre certificação florestal com estudantes universitários especializados na área?


Entre em contato com a ESALQ Jr. Florestal!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page