top of page
Buscar

Análise de solo com tecnologia limpa


Por Ana Clara Braga


O Fieldspec é um sensor espectrofoto radiômetro que capta a energia eletromagnética refletida em uma amostra de solo. Ele consegue captar no comprimento de onda 350 a 2500 nanômetros pegando 3 faixas do espectro eletromagnético espectroscopia Visível, infravermelho próximo , Infravermelho de ondas curtas (Vis-NIR-SWIR).A tecnologia NIR tem amplo respaldo com mais de 60 anos de pesquisa, mas que somente agora, com os avanços tecnológicos tem se apresentado viável.


Qual a facilidade de usar sensores para fazer a análise do solo?


O Objetivo de usar sensor é determinar um método de análise de solo via espectroscopia sem haver nenhum contato. Tal técnica pode auxiliar na aquisição da informação mais rapidamente bem como com qualidade ambiental uma vez que a determinação por análise química utiliza produtos e reagentes químicos específicos, e portanto a previsão dos atributos do solo por espectroscopia é um método rápido, favorável, muitas vezes menos caro e ecologicamente correto que pode ser usado como um complemento aos métodos tradicionais de rotina.


Geometria de aquisição

Pedology and soil class mapping from proximal and remote sensed data. Geoderma, v. 348, p. 189-206, 2019.




Referências




Gostaria de realizar um projeto de análise de solos ou tirar alguma dúvida com os profissionais especializados no assunto?


Entre em contato com a Esalq Jr. Florestal para ajudar a tornar seu ambiente mais bonito e agradável para todos!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page