top of page
Buscar

Arborização Urbana: 10 árvores que podem ser plantadas na calçada

Por Isabel Akemi Mizutani

Antes de tudo, você sabe a importância da arborização urbana?

As árvores nas cidades têm como função, além da paisagística, buscar o equilíbrio térmico, diminuindo a temperatura e aumentando a umidade, diminuir a poluição sonora e melhorar o ar.

O que fazer para plantar uma árvore na sua calçada?


Para plantar uma árvore na calçada, você deve procurar a prefeitura antes, para saber o plano de arborização urbana da sua cidade, evitando o plantio de uma árvore que esteja fora do determinado por ela ou que possa causar problemas com o encanamento ou a fiação, o levantamento da calçada, entre outros danos.

É importante levar em consideração o bioma da sua região, o crescimento de cada espécie, assim como das suas raízes e o espaço disponível, para que se possa escolher uma árvore que consiga se desenvolver bem no local.


10 espécies de árvores que podem ser plantadas na calçada:

1. Cambuci (Campomanesia phaea)

É uma frutífera vistosa, com flores brancas e folhas pequenas, nativa da Mata Atlântica. Dessa forma, se desenvolve melhor em clima tropical, podendo chegar a 10 m de altura.



2. Candelabro (Erythrina speciosa)

O seu nome se deve ao formato da sua inflorescência. É uma árvore com espinhos no tronco, flores vermelhas no inverno, apresentando de 3 a 5 m de altura.



3. Extremosa ou Resedá Rosa (Lagerstroemia indica)

É uma árvore com até 5 m de altura, com flores rosas ou vermelhas no verão, e folhas com borda ondulada.



4. Escova-de-garrafa (Callistemon sp.)

Essa árvore tem esse nome por suas flores vermelhas se assemelharem a uma escova de garrafa. É uma espécie resistente à seca, com até 7 m de altura. A floração se dá entre o inverno e a primavera.


Foto: Plantei


5. Ipê-amarelo (Tabebuia sp.)


Símbolo do Brasil, essa árvore apresenta entre 10 e 30 m de altura (dessa forma é indicada para locais sem fio elétrico) com flores amarelas no inverno.



6. Manacá da Serra (Tibouchina mutabilis)

Com altura de até 12 m, copa de até 5 m de diâmetro e flores rosas ou roxas, é uma espécie nativa da Mata Atlântica também.



7. Oiti (Licania tomentosa)

Árvore muito comum na arborização urbana, é caracterizada pela copa abundante, altura entre 10 e 20 m, e flores amarelas no inverno.




8. Pitangueira (Eugenia uniflora)


Frutífera entre 6 e 12 m de altura, com flores brancas entre agosto e novembro e a frutificação entre outubro e janeiro.


Foto: Tuacasa


9. Pata-de-vaca (Bauhinia forficata)

Árvore nativa da Mata Atlântica, com folhas no formato de pata de vaca, e flores brancas ou lilás entre outubro e novembro, pode atingir até 10 m de altura.



10. Quaresmeira (Tibouchina granulosa)

Também nativa da Mata Atlântica, essa árvore floresce duas vezes por ano, entre junho e agosto e entre dezembro e março, com flores rosas ou roxas, e altura entre 8 e 12 m.




Referências bibliográficas:

CARRASCO, Aline. 21 árvores para calçada: como plantar sem medo de danificar seu espaço. Tua casa, 30 nov. 2020. Disponível em: <https://www.tuacasa.com.br/arvore-para-calcada/>. Acesso em: 29 nov. 2021.

SOLUÇÕES PARA CIDADES. 31 árvores que você pode plantar na sua calçada. Soluções para cidades, 28 set. 2020. Disponível em: <https://www.solucoesparacidades.com.br/blog/31-arvores-que-voce-pode-plantar-em-sua-calcada-produzem-frutos-sombras-e-flores-nao-destroem-calcadas-e-nem-danificam-a-rede-eletrica/>. Acesso em: 29 nov. 2021.



Gostaria de realizar algum projeto com compostagem, análise de solo, ou saber mais?


Entre em contato com a ESALQ Jr. Florestal!


Posts recentes

Ver tudo

5 Comments


Que legal, parabéns pelo conteúdo! Abraço do parceiro www.nordicgreen.com.br

Like

Aila Oliveira
Aila Oliveira
Jan 27, 2023

As informações são ótimas mas não sei onde encontra aqui no meu estado ( Paraíba) essas árvores que são belíssimas

Like

Maxim Belov
Maxim Belov
Nov 01, 2022

localizar iphone de outra pessoa, ou alguém o roubou, uma das primeiras coisas que você vai querer fazer é tentar localizá-lo. A Apple possui vários recursos integrados que podem ajudá-lo a fazer exatamente isso, esteja você usando um iPhone, iPad ou Mac. A primeira coisa que você deve fazer é acessar o iCloud.com e fazer login com seu ID Apple. Quando estiver logado, clique no ícone Find My iPhone. Se o seu dispositivo estiver ligado e conectado à internet, ele aparecerá no mapa. Você pode ver sua localização atual, bem como a última vez que foi vista. Se não estiver conectado à Internet, você poderá ver seu último local conhecido.

Like

Anna Beatriz Souza
Anna Beatriz Souza
Jan 06, 2022

Que legal!

Like

Luana Macedo
Luana Macedo
Dec 15, 2021

Parabéns pelo conteúdo!

Like
bottom of page