top of page
Buscar

Arborização Urbana: 10 árvores que podem ser plantadas na calçada

Por Isabel Akemi Mizutani

Antes de tudo, você sabe a importância da arborização urbana?

As árvores nas cidades têm como função, além da paisagística, buscar o equilíbrio térmico, diminuindo a temperatura e aumentando a umidade, diminuir a poluição sonora e melhorar o ar.

O que fazer para plantar uma árvore na sua calçada?


Para plantar uma árvore na calçada, você deve procurar a prefeitura antes, para saber o plano de arborização urbana da sua cidade, evitando o plantio de uma árvore que esteja fora do determinado por ela ou que possa causar problemas com o encanamento ou a fiação, o levantamento da calçada, entre outros danos.

É importante levar em consideração o bioma da sua região, o crescimento de cada espécie, assim como das suas raízes e o espaço disponível, para que se possa escolher uma árvore que consiga se desenvolver bem no local.


10 espécies de árvores que podem ser plantadas na calçada:

1. Cambuci (Campomanesia phaea)

É uma frutífera vistosa, com flores brancas e folhas pequenas, nativa da Mata Atlântica. Dessa forma, se desenvolve melhor em clima tropical, podendo chegar a 10 m de altura.



2. Candelabro (Erythrina speciosa)

O seu nome se deve ao formato da sua inflorescência. É uma árvore com espinhos no tronco, flores vermelhas no inverno, apresentando de 3 a 5 m de altura.



3. Extremosa ou Resedá Rosa (Lagerstroemia indica)

É uma árvore com até 5 m de altura, com flores rosas ou vermelhas no verão, e folhas com borda ondulada.



4. Escova-de-garrafa (Callistemon sp.)

Essa árvore tem esse nome por suas flores vermelhas se assemelharem a uma escova de garrafa. É uma espécie resistente à seca, com até 7 m de altura. A floração se dá entre o inverno e a primavera.


Foto: Plantei


5. Ipê-amarelo (Tabebuia sp.)


Símbolo do Brasil, essa árvore apresenta entre 10 e 30 m de altura (dessa forma é indicada para locais sem fio elétrico) com flores amarelas no inverno.



6. Manacá da Serra (Tibouchina mutabilis)

Com altura de até 12 m, copa de até 5 m de diâmetro e flores rosas ou roxas, é uma espécie nativa da Mata Atlântica também.



7. Oiti (Licania tomentosa)

Árvore muito comum na arborização urbana, é caracterizada pela copa abundante, altura entre 10 e 20 m, e flores amarelas no inverno.




8. Pitangueira (Eugenia uniflora)


Frutífera entre 6 e 12 m de altura, com flores brancas entre agosto e novembro e a frutificação entre outubro e janeiro.


Foto: Tuacasa


9. Pata-de-vaca (Bauhinia forficata)

Árvore nativa da Mata Atlântica, com folhas no formato de pata de vaca, e flores brancas ou lilás entre outubro e novembro, pode atingir até 10 m de altura.



10. Quaresmeira (Tibouchina granulosa)

Também nativa da Mata Atlântica, essa árvore floresce duas vezes por ano, entre junho e agosto e entre dezembro e março, com flores rosas ou roxas, e altura entre 8 e 12 m.




Referências bibliográficas:

CARRASCO, Aline. 21 árvores para calçada: como plantar sem medo de danificar seu espaço. Tua casa, 30 nov. 2020. Disponível em: <https://www.tuacasa.com.br/arvore-para-calcada/>. Acesso em: 29 nov. 2021.

SOLUÇÕES PARA CIDADES. 31 árvores que você pode plantar na sua calçada. Soluções para cidades, 28 set. 2020. Disponível em: <https://www.solucoesparacidades.com.br/blog/31-arvores-que-voce-pode-plantar-em-sua-calcada-produzem-frutos-sombras-e-flores-nao-destroem-calcadas-e-nem-danificam-a-rede-eletrica/>. Acesso em: 29 nov. 2021.



Gostaria de realizar algum projeto com compostagem, análise de solo, ou saber mais?


Entre em contato com a ESALQ Jr. Florestal!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page