top of page
Buscar

O que é arborização urbana e quais seus benefícios?

Atualizado: 2 de mar. de 2021

Comumente ouvimos as frases: “nossa, aquela árvore só suja a minha calçada!” ou “não consigo caminhar nessa rua, pois a árvore quebrou a calçada”. Mas será que a árvore é um ser tão ruim mesmo? Ou é a falta de planejamento da alocação dessas árvores que nos leva a não gostar das responsáveis pela manutenção do microclima e purificação do ar das cidades, muito poluídos no ambiente urbano?


Esse texto vem para tentar desmistificar algumas ideias que temos sobre as árvores e mostrar que a arborização na cidade deve ser cuidada principalmente por nos ajudar de diferentes maneiras!


O que é arborização urbana?


Arborização Urbana é um termo utilizado para o plantio de árvores na zona urbana dos municípios. Árvores plantadas em vias públicas, parques e praças fazem parte da arborização urbana quando não caracterizadas como Áreas de Preservação Permanente. É responsável por, além de a atenuar a poluição atmosférica e sonora, melhorar qualidade de vida de seus cidadãos, proporcionando um maior conforto térmico e psicológico. Assim, os benefícios da presença de árvores em centros urbanos podem ser ecológicos, estéticos, econômicos e o sociais.


1. Melhoria do microclima


Os benefícios ecológicos estão relacionados à melhoria do microclima, ou seja, a sensação de bem-estar da população em áreas específicas de uma cidade, cujas condições atmosféricas são diferentes da zona exterior. Isso ocorre por conta das folhas absorvem radiação solar e proporcionarem sombra mais fresca. Além disso, as árvores diminuem a velocidade dos ventos e aumentam a umidade do ar, e amenizam a poluição.


Segundo Demóstenes Silva Filho, professor do departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", a arborização urbana também é responsável pela proteção de residências contra efeitos das áreas urbanas, como poluição e ilhas de calor, principalmente nos grandes centros. Com isso, pode-se dizer que uma maior arborização dos municípios proporciona, também, um maior conforto ambiental da população.


2. A beleza do verde


Há também os benefícios estéticos que estão relacionados à adição de cores e belezas com flores, folhas, troncos e frutos ao ambiente, além de contribuir para manutenção da fauna silvestre, conferindo dinamismo à paisagem urbana e maior conforto da população. Além disso, as árvores reduzem a diferença entre a escala humana e de outros componentes das cidades, tais como prédios, muros e avenidas.


3. Turismo e economia


Os benefícios econômicos e sociais se referem ao atrativo turístico e demanda de emprego para manejo das árvores!





Viu só? Elas não são ruins se plantadas com inteligência! Cobre a limpeza e a poda ao poder público para que sua rua fique sempre bonita, fresca e acolhedora!


Precisa de algum auxílio com isso? Entre em contato com a ESALQ Júnior Florestal!!



Referências Bibliográficas



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page