Por Lara Dias Figueiredo
O que é certificação florestal?
A Certificação Florestal é um processo voluntário que garante que os produtos florestais certificados são provenientes de manejo sustentável da floresta, em outras palavras, certifica que a madeira de determinado produto produzido foi manejada desde seu plantio até sua colheita, envolvendo toda a cadeia produtiva florestal, de forma a respeitar os três pilares da sustentabilidade, que são:
Produto ecologicamente correto - as empresas precisam realizar técnicas que imitam o ciclo natural da floresta, com pouco impacto, respeitando seus ciclos naturais e conservando sua biodiversidade -;
Socialmente justo - com atividade legalizada, precisa pagar todos os tributos, assim como respeitar os direitos trabalhistas e os deveres da segurança do trabalho -;
Economicamente viável - as técnicas de manejo sustentável que devem ser utilizadas para se obter o selo, aumentam a produtividade da floresta e agregam valor aos produtos.
Os consumidores intermediários e finais dessa madeira ou de produtos produzidos com esta, podem ter certeza que o seu produto tem um atestado de origem que é sustentável quando se tem uma certificação florestal. Já que as empresas e instituições que podem obter, devem seguir padrões de qualidade e serviço em todo o processo, e de tempos em tempos, ocorrem processos de auditoria pelas certificadoras para manter a veracidade destes padrões.
As instituições que podem obter uma certificação, além de ter vontade e procurar uma certificadora, precisam necessariamente produzir, extrair, industrializar ou comercializar matéria-prima ou outros produtos de origem florestal, independentemente se a origem da floresta é plantada (como florestas de pinus e eucalipto) ou origem nativa (com manejo sustentável das espécies).
E quais são as vantagens de se obter uma certificação?
Melhores preços, visto que a procura por madeira certificada está cada vez maior e aumenta a visibilidade do mercado, principalmente internacional;
Aumento da produtividade, já que as técnicas aplicadas de manejo sustentável evitam desperdícios;
Garantia de origem, então os consumidores podem ter certeza de que as leis ambientais e trabalhistas foram aplicadas;
Melhora da imagem da marca pela aquisição do certificado com responsabilidade e controle socioambiental.
Como obter a certificação florestal?
Para uma instituição obter uma certificação, existem etapas gerais de toda certificadora, que são:
Entrar em contato com uma certificadora de interesse;
Realização de consulta pública;
Realização de auditoria para avaliação de certificação;
Cumprimento de pré-condições para certificação florestal;
Elaboração e revisão externa do relatório de auditoria de avaliação;
Divulgação do resumo público da auditoria de avaliação;
Auditoria anual de monitoramento da certificação;
Divulgação anual dos resumos públicos referentes às auditorias de monitoramento da certificação.
Para mais informações acesse o site a seguir:
E para uma consultoria no processo de certificação florestal, além do acompanhamento necessário, entre em contato com a gente!
Referências:
VILAR, Mariana Barbosa. O que é Certificação Florestal?. 20 ago. 2019. Disponível em: https://www.matanativa.com.br/o-que-e-certificacao-florestal/. Acesso em: 9 abr. 2022.
WWF. O que é certificação florestal. Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/certificacao_florestal/#:~:text=A%20certifica%C3%A7%C3%A3o%20florestal%20deve%20garantir,de%20todas%20as%20leis%20vigentes. Acesso em: 11 abr. 2022.
Gostaria de realizar um projeto ou tirar dúvidas sobre certificação florestal com estudantes universitários especializados na área?
Entre em contato com a ESALQ Jr. Florestal!
Comentarios