top of page
Buscar

Certificação Florestal: Por que obter e como?

Por Lara Dias Figueiredo


O que é certificação florestal?


A Certificação Florestal é um processo voluntário que garante que os produtos florestais certificados são provenientes de manejo sustentável da floresta, em outras palavras, certifica que a madeira de determinado produto produzido foi manejada desde seu plantio até sua colheita, envolvendo toda a cadeia produtiva florestal, de forma a respeitar os três pilares da sustentabilidade, que são:


  1. Produto ecologicamente correto - as empresas precisam realizar técnicas que imitam o ciclo natural da floresta, com pouco impacto, respeitando seus ciclos naturais e conservando sua biodiversidade -;

  2. Socialmente justo - com atividade legalizada, precisa pagar todos os tributos, assim como respeitar os direitos trabalhistas e os deveres da segurança do trabalho -;

  3. Economicamente viável - as técnicas de manejo sustentável que devem ser utilizadas para se obter o selo, aumentam a produtividade da floresta e agregam valor aos produtos.


Os consumidores intermediários e finais dessa madeira ou de produtos produzidos com esta, podem ter certeza que o seu produto tem um atestado de origem que é sustentável quando se tem uma certificação florestal. Já que as empresas e instituições que podem obter, devem seguir padrões de qualidade e serviço em todo o processo, e de tempos em tempos, ocorrem processos de auditoria pelas certificadoras para manter a veracidade destes padrões.


As instituições que podem obter uma certificação, além de ter vontade e procurar uma certificadora, precisam necessariamente produzir, extrair, industrializar ou comercializar matéria-prima ou outros produtos de origem florestal, independentemente se a origem da floresta é plantada (como florestas de pinus e eucalipto) ou origem nativa (com manejo sustentável das espécies).


E quais são as vantagens de se obter uma certificação?


  • Melhores preços, visto que a procura por madeira certificada está cada vez maior e aumenta a visibilidade do mercado, principalmente internacional;

  • Aumento da produtividade, já que as técnicas aplicadas de manejo sustentável evitam desperdícios;

  • Garantia de origem, então os consumidores podem ter certeza de que as leis ambientais e trabalhistas foram aplicadas;

  • Melhora da imagem da marca pela aquisição do certificado com responsabilidade e controle socioambiental.


Como obter a certificação florestal?


Para uma instituição obter uma certificação, existem etapas gerais de toda certificadora, que são:

  1. Entrar em contato com uma certificadora de interesse;

  2. Realização de consulta pública;

  3. Realização de auditoria para avaliação de certificação;

  4. Cumprimento de pré-condições para certificação florestal;

  5. Elaboração e revisão externa do relatório de auditoria de avaliação;

  6. Divulgação do resumo público da auditoria de avaliação;

  7. Auditoria anual de monitoramento da certificação;

  8. Divulgação anual dos resumos públicos referentes às auditorias de monitoramento da certificação.


Para mais informações acesse o site a seguir:

E para uma consultoria no processo de certificação florestal, além do acompanhamento necessário, entre em contato com a gente!

Referências:

VILAR, Mariana Barbosa. O que é Certificação Florestal?. 20 ago. 2019. Disponível em: https://www.matanativa.com.br/o-que-e-certificacao-florestal/. Acesso em: 9 abr. 2022.

WWF. O que é certificação florestal. Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/certificacao_florestal/#:~:text=A%20certifica%C3%A7%C3%A3o%20florestal%20deve%20garantir,de%20todas%20as%20leis%20vigentes. Acesso em: 11 abr. 2022.



Gostaria de realizar um projeto ou tirar dúvidas sobre certificação florestal com estudantes universitários especializados na área? Entre em contato com a ESALQ Jr. Florestal!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page