top of page
Buscar

Como as plantas podem ajudar na saúde mental?



A ansiedade, transtorno o qual a maioria da população mundial enfrenta, é considerada o mal do século XXI. Isso porque um dos principais desafios da vida moderna é manter uma boa saúde mental e evitar ser afetado pelo estresse do dia a dia, ocasionado pela formação de uma sociedade cada vez mais complexa e competitiva. Diante disso, caso o indivíduo não saiba lidar com o excesso de informação somado ao dinamismo e cobranças cotidianas, dá-se origem a diferentes problemas psíquicos. Assim, as pessoas passam a se preocupar excessivamente com o cumprimento de metas diárias em detrimento do próprio bem-estar.


É comprovado que o contato com a natureza libera serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade, que ajuda a lidar melhor com o estresse cotidiano e combater distúrbios de ansiedade, depressão, entre outros. Assim, a realização de atividades de jardinagem são consideradas ainda mais poderosas visto que estimulam a criação de um vínculo com os vegetais, diante da responsabilidade de cuidar de um ser vivo.




Essa proximidade é gerada pela dependência das plantas. Em outras palavras, o crescimento e sobrevivência dos vegetais são dependentes da pessoa responsável por eles. Assim, o indivíduo passa a acompanhar cada fase da vida das plantas, o que torna o ato de cuidar ainda mais empolgante, ocasionando um sentimento de satisfação, capaz de suprir diversas carências emocionais. Essa sensação se assemelha a um momento de mindfulness - ou meditação -, no qual problemas são substituídos pelo cuidado.




Referências Bibliográficas


PATAH, Rodrigo. Ansiedade: reflexões sobre o mal do século XXI. 26 Aug 2019. Disponível em: <https://mindminers.com/blog/ansiedade/>


LOPES, Antonio Carlos. A modernidade e o estresse. 29 de Novembro de 1999. Disponível em: <https://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20449:&catid=46>


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page