Buscar

Consultoria ambiental: o que é e por que contratar esse serviço

Por Melina Vitti


A consultoria ambiental tem ganhado notoriedade nos últimos anos principalmente pelo fato da maior preocupação com a redução de impactos ambientais gerados por atividades dos mais variados setores.


Consoante a isso, todo impacto causado ao ambiente por atividades humanas é regido por normas e leis as quais são constantemente atualizadas e tem, cada vez mais estimulado a utilização econômica de áreas de conservação, como Reservas Legais e APPs (Áreas de Preservação Permanente). Diante disso, o serviço de consultoria ambiental é contratado com o intuito de avaliar os danos que um empreendimento pode gerar sobre o meio ambiente e facilitar o processo de redução e/ou mitigação de determinados impactos ambientais.


Mas afinal, o que é consultoria ambiental?


A consultoria ambiental consiste em uma consultoria de conformidade, assim, o consultor garante que o cliente realize as atividades do empreendimento de maneira consoante aos regulamentos ambientais vigentes. Além disso, a empresa também recebe o auxílio necessário para a tomada de decisões a fim de interferir minimamente de maneira negativa na área ambiental. Os profissionais que realizam esse serviço geralmente têm formação na área de:

  • Engenharia Florestal, ambiental e agronômica;

  • Ciências Biológicas;

  • Gestão ambiental.

Esses apresentam conhecimento de normas e leis ambientais, dessa maneira, auxiliam os clientes em relação a possíveis multas, ações legais ou transações equivocadas envolvendo o meio ambiente.


Quem é atendido?


Os consultores ambientais possuem clientes tanto no setor público quanto privado, dessa maneira, os principais clientes são instituições públicas do governo e grandes empresas as quais tendem a impactar bastante no ambiente. Assim, esses profissionais atendem desde empresas genuinamente preocupadas com o meio ambiente até instituições que precisam se adequar por conta do recebimento de autuações ambientais, Além disso, alguns empreendimentos atendidos buscam esses consultores a fim de se adequar e desenvolver uma estratégia de marketing verde.


Por que buscar uma consultoria ambiental?


A consultoria ambiental, a priori, é de grande relevância para um negócio visto que essa realiza um diagnóstico dos problemas os quais o empreendedor tem ou pode vir a ter. Dessa maneira, é possível traçar planos de ação para solucionar o problema ou reduzir os danos do mesmo e, minimamente, manter-se dentro da lei vigente. As implementações nas quais um consultor pode auxiliar estão relacionadas à:


  • EIA (Estudo de Impacto Ambiental);

  • Licenciamento ambiental;

  • PCA (Plano de Controle Ambiental);

  • Monitoramento Ambiental;


Com isso, há agregação de valor à marca, além do marketing verde ser capaz de atrair mais clientes ou melhorar a imagem da organização. Ademais, as constantes mudanças na legislação brasileira podem dificultar a adequação das instituições em questão, assim, o consultor também é capaz de ajudar no acompanhamento dessas mudanças e conformidade com as leis.


O que a ESALQ Jr. Florestal faz pelo mercado da área ambiental?

Oferecemos soluções e realizamos projetos na área de:

  • Licenciamento ambiental

  • Recuperação de áreas degradadas

  • Reflorestamento

  • Silvicultura

  • Paisagismo

  • Compensação de carbono

  • Manejo de áreas florestais e resíduos florestais

  • SIG - Sistema de Informação Geográfica


Para mais informações sobre a ESALQ Jr. Florestal e como nossa empresa pode ajudar o seu negócio, entre contato!







Referências Bibliográficas


https://geonomaflorestal.com.br/consultoria-ambiental-para-que-serve-e-qual-a-importancia/


31 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo