top of page
Buscar

Cuidando e Recuperando Nascentes

Por Pedro Norton Amaral Lima


Todos nós sabemos que a água é uns dos bens mais preciosos que temos, de acordo? A água tem um valor econômico, social e estratégico e quase todos os setores das atividades humana precisam dela.


Entretanto, nas ultimas décadas tanto quanto nos últimos séculos viemos e ainda estamos tomando medidas que afetam esse bem precioso. Como por exemplo, os desmatamentos na Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia, entre outros que por sua vez vem contribuindo para a diminuição da quantidade e qualidade da água de nascentes.


Mas o que é uma nascente?


As nascentes são fontes de água que surgem em determinados locais da superfície do solo e são facilmente encontradas no meio rural. Correspondem ao local onde se inicia um curso de água (rio, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno.


As nascentes ou mananciais se formam quando o aquífero atinge a superfície e, consequentemente, a água armazenada no subsolo jorra (mina) na superfície do solo, surgindo assim, uma nascente.


Importância das nascentes:


As nascentes são a fonte de abastecimentos de rios, córregos e lagos presentes dentro ou não das bacias hidrográficas onde as mesmas se inserem. Os produtores rurais que possuem uma fonte de água ou reservatório em suas propriedades têm nas mãos um tesouro pouco valorizado. Atividades como a pecuária de corte e de leite, o cultivo de culturas anuais ou perenes ou até mesmo a piscicultura necessitam de água.


Não havendo sua proteção, menor será a vazão disponível de água, tanto a qualidade como o volume pode ser afetado de tal forma, a influenciar nos seres vivos dependentes da água daquela localidade como as plantas, os animais e até seres humanos que vivem e dependem da água para consumo próprio ou uso em irrigação nos casos das propriedades agrícolas.

Como posso cuidar e recuperar a nascente em minha propriedade?


Existem cinco passos mais comuns quando se pensa em recuperar e cuidar de uma nascentes segundo o Curso de Proteção de Nascentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR - que visa contribuir com a formação e a profissionalização das pessoas do meio rural em todo o território nacional de forma gratuita ) e são eles:


  • Identificar a Nascente

  • Cercar a Nascente

  • Limpar a Área

  • Controlar a Erosão

  • Replantar Espécies Nativas


Se identificou com o texto acima e tem interesse em cuidar da sua Nascente e estar dentro da Lei Código Florestal 12.651, que diz que áreas em torno de nascentes devem ter um raio mínimo de 50 (cinquenta) metros preservados?



Figura 1 - Raio mínimo em torno de nascentes 50 metros. Imagem: Instituto Eco Brasil



Então não deixe de contar com o apoio da equipe Esalq Júnior Florestal, sempre a sua disposição para atender pequenos e grandes proprietários a atingirem seus objetivos.



REFERÊNCIAS:


DUARTE, J. Importância e Função das nascentes nas propriedades rurais. Congea, 2018.


LISBOA, L. Manual de Recuperação de Nascentes. Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Sud Mennucci, 2019.





Gostaria de realizar um projeto ou tirar dúvidas sobre certificação florestal com estudantes universitários especializados na área?


Entre em contato com a ESALQ Jr. Florestal!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page