top of page
Buscar

Curiosidades florestais

Por Ana Clara Marcondes


Você sabia que o Japão é o país que possui a maior extensão de floresta plantada com o objetivo de preservação?


As mais antigas civilizações já adotavam a prática de manter espaços reservados para a proteção dos recursos naturais. Na China, as montanhas são consideradas sagradas desde o século II a.C. e sua conservação sempre esteve relacionada à saúde e à fertilidade humana.

As áreas protegidas representam até hoje a estratégia mais eficaz e mais amplamente utilizada para a conservação dos recursos naturais, da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos.


Entretanto, a preservação em si não é nosso foco de hoje. De uma forma mais leve e sucinta, viemos trazer alguns fatos e curiosidades florestais que despertaram nosso interesse! Já sabia alguma delas?

Floresta Amazônica

1. Anaconda?

A Sucuri, também conhecida como Anaconda, é uma das residentes da Floresta Amazônica. Ela é considerada a maior cobra do mundo com relação a seu peso e comprimento, podendo chegar a 9 metros de comprimento e pesar até 135 quilos.


2. Povos da Amazônia


De acordo com pesquisadores, na Amazônia vivem cerca de 180 povos indígenas, somando uma população de aproximadamente 208 mil indivíduos, além de 357 comunidades remanescentes de quilombolas e milhares de comunidades de seringueiros, ribeirinhos ou babaçueiros. Algumas comunidades são:

- Tikuna

- Kokama

- Yanomami

- Kambeba

- Caixana

- Kanamari

- Witota

3. Fundação Amazônia Sustentável (FAS)


Diversas iniciativas surgiram durante a pandemia a fim de auxiliar na crise sanitária, com artistas, entidades e voluntários, se mobilizando para garantir a compra, transporte e doação do insumo para os hospitais locais. Umas destas iniciativas, foi a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), no âmbito da Aliança Covid Amazonas, que colabora até hoje com materiais higiênicos, cestas básicas e na luta pela vacinação.

“A realidade da saúde e da vida na Amazônia é diferente do restante do Brasil. O “SUS na Floresta” representa um caminho para analisar, debater e propor ajustes no sistema para melhor adequá-lo à realidade da região”, diz Virgilio, um dos superintendentes da FAS.

4. Terceiro maior felino do mundo


Nativa da Floresta Amazônica, a Onça-pintada, que pesa entre 56 a 92 quilos, (podendo chegar a 158 kg) e mede o de 1,12 a 1,85 metros, é considerada o maior felino da América do Sul e o terceiro maior do mundo!

Florestas Plantadas


5. Carvão Vegetal


Minas Gerais é líder mundial de produção e consumo de carvão vegetal proveniente das florestas plantadas. Este carvão é uma fonte de energia e combustível limpo e renovável

A maior base florestal plantada do país pertence ao estado de Minas Gerais, que se consolida como o principal produtor de carvão vegetal do mundo.


6. Mais importante do que parece


As florestas plantadas cumprem importante papel social, ambiental e econômico, na medida em que reflorestam áreas degradadas, contribuem para manter a disponibilidade da água e nutrientes do solo, amenizam a pressão sobre as florestas naturais, já que oferecem madeira renovável, geram empregos e contribuem para a inclusão social


7. Madeeeeeeeeeira!


A madeira está presente na vida de 100% dos brasileiros. É um dos materiais mais versáteis utilizados pelo homem desde o início das civilizações. A madeira está presente como produto nos móveis, pisos, na estrutura das residências e, indiretamente, em todos os papéis de higiene, de escrita, na produção de tinta, aço, essências, remédios, combustível. Enfim, a madeira oferece múltiplos usos de forma limpa e renovável.

Com a necessidade do Brasil de gerar mais energia e o interesse do poder público em produção de energia limpa e renovável, os produtores de madeira perceberam outra grande oportunidade de expansão dos negócios. Isso porque, também na produção de biomassa florestal, as plantações de árvores têm vantagens que se destacam em disponibilidade e segurança energética.


Gostaria de manejar sua floresta de maneira mais eficiente favorecendo o meio ambiente, economia e sociedade? Entre em contato com a ESALQ Jr. Florestal!




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page