Buscar

Estratégia corporativa de crescimento sustentável

Por Pedro Norton


Quando uma empresa ou um país possuem uma estratégia de crescimento sólida e bem desenhada, eles conseguem ver com mais clareza seus objetivos e se posicionar melhor no mercado. Mesmo assim, imprevistos acabam ocorrendo, como os casos mais recentes de Guerra na Ucrânia, pandemia, crises climáticas e diplomáticas, esses momentos podem levar estratégias de crescimento em patamares irreversíveis tornando negócios insustentáveis e crescimento quase impossível.


Quando esses eventos aleatórios acontecem, as estratégias vão abaixo, os planos se desmoronam, e todos se perguntam: qual caminho seguir?


A esses momentos o conceito de Antifragilidade proposto por Nassim Taleb (ensaísta, estatístico, e analista de riscos líbano-americano) se encaixa muito bem, o conceito ressalta a capacidade de evoluir diante de situações adversas, ser Antifrágil não é sobre se manter forte ou resiliente. Ao invés de resistir e esperar a calmaria, o antifrágil vai além e evolui com os impactos.


Para exemplificar melhor o conceito e a temática vejamos o caso de um país e de algumas grandes empresas:


Vamos começar pela China, o país ocupa o 1° lugar no ranking de emissões líquidas de gases do efeito estufa na atmosfera com cerca de 28% das emissões mundiais, sua matriz energética é composta majoritariamente por carvão, combustível fóssil altamente poluidor, nesse caso como a China poderia adotar uma estratégia Antifrágil frente a pressão mundial pela redução da crise climática?

O presidente Chines Xi Jinping anunciou em 2021 que a China irá se tornar neutra em emissões de carbono antes de 2060, meta muito audaciosa, porém lida diretamente com a pressão mundial, além de se beneficiar com o processo, reduzindo a poluição atmosférica no país assim como pode ser tornar líder em novas tecnologias de energia sustentável.


Grandes empresas como Amazon, Microsoft e PepsiCo estão também adotando essas estratégias frente a demanda mundial pela sustentabilidade, a Amazon, por exemplo , anunciou que o acordo entre a Amazon e a Rivian envolve a fabricação de 10 mil vans elétricas até 2022. Mais adiante, a expectativa é que a frota completa tenha 100 mil unidades personalizadas em 2030. Já a Microsoft por sua vez disse em janeiro de 2020 que sua cadeia de suprimentos será carbono negativo em 2030.


A PepsiCo é uma das mais de 1000 empresas que se comprometeram a alinhar através da campanha Business Ambition pela redução da evolução da temperatura da Terra de 1.5°C do SBTi (Iniciativa para definir uma meta climática baseada na ciência). Cerca de 90% das emissões atuais da PepsiCo estão atribuídas ao âmbito 3 (o escopo 3 reúne as emissões ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos e serviços da empresa, pelas quais ela não é diretamente responsável) dessa forma algumas das ações da transnacional envolvem a agricultura, como o apoio a disseminação de práticas regenerativas através de 7 milhões de acres até 2030.


“Existem certas mercadorias, tais como batatas, que compramos diretamente dos agricultores. Encorajamos ativamente estes agricultores a implementar práticas que conduzam a reduções de emissões.” Noora Singh, Directora de Sustentabilidade da PepsiCo.


Vimos ao longo do texto que empresas e países têm o poder de causar um enorme impacto na luta contra o aquecimento do planeta. Ao estabelecer objetivos baseados na ciência, a ambição climática e a ambição empresarial e nacional podem trabalhar lado a lado para ajudar a manter um planeta habitável para a humanidade.


Você que é um gestor(a) de alguma empresa sabia dessas movimentações globais? Está acompanhando a tendência mundial e posicionamento de grandes empresas?


A Esalq Júnior Florestal pode ajudar a sua empresa a atingir seus objetivos e se tornar Antifrágil, seja implementando a compensação de carbono assim como estabelecendo normas e diretrizes sustentáveis para seu plano de negócios.


Referências:


CÁSSIA, Camila. Amazon encomenda 100 mil vans elétricas da Rivian para entregas. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/mobilidade-urbana-smart-cities/146098-amazon-encomenda-100-mil-vans-eletricas-rivian-entregas.htm>. Acesso em: 20 de abril. de 2022.


Chicago. Taleb, Nassim Nicholas. 2013. Antifragile. Harlow, England: Penguin Books


China to reduce carbon emissions by over 65 per cent, Xi Jinping says. Youtube, 13 de dez. de 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=D9eXX78cnpg>. Acesso em: 20 de abril. de 2022.


BUSINESS AMBITION FOR 1.5ºC: UM COMPROMISSO PELO CLIMA. Página inicial. Disponível em: <https://www.impactonetzero.com/2021/06/04/business-ambition-for-1-5oc-um-compromisso-pelo-clima/> Acesso em: 20 de abril. de 2022.



Gostaria de realizar um projeto de Pagamento por Serviços Ambientais ou tirar alguma dúvida sobre com profissionais

especializados no assunto?

Entre em contato com a ESALQ Jr. Florestal para tornar o seu ambiente mais bonito e agradável para todos!!




20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo