Buscar

Integração Lavoura Pecuária Floresta: uma alternativa economicamente viável

Por Carolina Marcelino Soave


A adoção da ILPF no Brasil está em expansão, e pode chegar a 48 milhões de hectares e tornar áreas improdutivas com um alto retorno financeiro e contribuir com a recuperação de áreas degradadas, como pastagens.


Mas o que significa ILPF?


A integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF) é além de uma alternativa uma estratégia de produção sustentável. Como o próprio nome diz, é um sistema que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais em uma mesma área, a prática possibilita efeitos sinérgicos entre os componentes presentes, além de valorizar o meio ambiente e permitir uma relação mais apaziguada entre o homem e a natureza por meio de uma atividade economicamente viável.


Foto: Gabriel Resende, Embrapa


Vantagens do ILPF


Há inúmeros motivos para implementar a ILPF, o fato de contribuir com a reconstituição da cobertura florestal possibilita a recuperação de áreas degradadas além da adoção de boas práticas agropecuárias. O sistema tem como intenção proporcionar a mudança do uso da terra e almeja garantir a qualidade do produto, qualidade ambiental e competitividade.

O ILPF é um processo tecnológico sustentável que contribui com a mitigação às mudanças climáticas por meio da redução das emissões de GEE, sequestro e estoque de carbono no solo e em biomassa. A substituição da pastagem por sistemas de integração podem tornar possível a produção animal, a produção de produtos florestais e agrícolas, bem como a mitigação das emissões de GEE.

Os produtores rurais e suas propriedades podem ser beneficiados ao adotarem o sistema ILPF, ela pode garantir melhorias ambientais além de uma sustentabilidade socioeconômica.

Uma alternativa e tanto!


Os sistemas de Integração Lavoura e Pecuária são uma alternativa e tanto! Eles proporcionam o aumento de produtividade em todas as frentes de produção, leite, carne, grãos e madeira. Além disso, há vantagens para o solo devido o aumento da quantidade de matéria orgânica no solo, contribui com atributos físicos, químicos e biológicos do solo, aumenta o estoque de carbono, reduz a pressão do desmatamento de novas terras uma vez que a o aumento da produtividade, aumento da renda e diversificação de atividades fornecidas pela propriedade e consequentemente, melhoria da qualidade de vida do produtor rural.


ILPF em sua propriedade


Adotar o sistema ILPF em sua propriedade exige planejamento adequado e deve-se levar em conta os diferentes aspectos socioeconômicos e ambientais presentes nas unidades de produção. O produtor rural, tanto pecuarista como agricultor, pode adotar o sistema, independente do tamanho de sua propriedade. A maneira que será introduzido o sistema depende dos objetivos do proprietário e de sua infraestrutura.


Além disso, há incentivo governamental, o programa Plano ABC do governo auxilia financeiramente projetos em que há implantação de ILPF, basta apresentar o projeto no banco e os recursos são oferecidos com recursos mais baixos.


Dicas para tirar o ILPF do papel


Planejamento é fundamental quando falamos sobre este sistema, é de extrema importância decidir o destino que será dado ao produto madeireiro e assim escolher a melhor espécie, se será clone ou seminal para que haja uma madeira de qualidade para a finalidade escolhida.


A capacitação irá garantir que você obtenha melhores resultados de seu sistema de integração. Por ser um sistema, há uma maior complexidade, sendo assim, importante conhecimentos específicos sobre as espécies de diferentes culturas e animais que se tem como objetivo implementar.


Referências Bibliográficas: BALBINO, Luiz Carlos et al. Contribuições dos Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) para uma Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. Revista Brasileira de Geografia Física, [S. l.], p. 1014-1026, 2011.


BERNARDI, Alberto et al. ILPF: quais as vantagens para esse sistema de produção?: Entrevista com o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste. In: ILPF: quais as vantagens para esse sistema de produção?. [S. l.], 3 fev. 2020. Disponível em: https://www.scotconsultoria.com.br/noticias/entrevistas/2020/02/409/ILPF:-quais-as-vantagens-para-esse-sistema-de-producao. Acesso em: 31 maio 2021.


27 visualizações1 comentário