top of page
Buscar

Levantamento Florístico: O que é isso?


Por: Igor Barbosa Marques


Você possui uma propriedade rural com floresta e não sabe o que fazer? Deseja realizar alguma atividade de grande impacto nas proximidades dela? Quer avaliar seu estado de conservação? Aproveitar de sua grandeza para promoção de atividades de lazer e turismo? Independente da sua resposta, a melhor forma de dar o primeiro passo é realizando um levantamento de flora!



Mas o que é um levantamento florístico?

Trata-se de um estudo técnico realizado com o objetivo de identificar as espécies presentes dentro de uma determinada área, caracterizando e avaliando seu estado de conservação. Com ele, pode-se ter noção da diversidade de uma floresta e compreender se, por exemplo, há espécies ameaçadas de extinção presentes naquele ambiente.


E por que eu preciso fazer isso?

Caso você deseje realizar uma obra de grande impacto ambiental ou que envolva a supressão de parte das árvores na sua propriedade, é obrigatório, por lei, apresentar um relatório com as informações coletadas neste tipo de estudo. Por outro lado, caso você tenha uma propriedade com atrativos potencialmente turísticos, vale pensar em adquirir essas informações para complementar um turismo ecológico educativo.


E como é feito esse estudo?

O procedimento consiste em identificar e coletar amostras, em campo, das diferentes espécies presentes nos fragmentos florestais. O trabalho pode ser realizado em parcelas de tamanho pré-determinado ou em caminhamentos realizados através de trilhas. As espécies que não são identificadas em campo com sucesso - o que é normal, principalmente na Mata Atlântica, onde há muito endemismo - são analisadas posteriormente para chegar a uma conclusão mais precisa.


Gostaria de realizar um projeto ou tirar alguma dúvida sobre nossas áreas de atuação com especializados no assunto? Entre em contato com a ESALQ Jr. Florestal para tornar o seu ambiente mais agradável e rentável!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page