Buscar

Manejo Florestal Sustentável: o meio de produção consciente

Atualizado: Jun 17

Por: Thiago Hideki Maeda


O Brasil é uma das principais potências ambientais do mundo, tendo grande parte do seu território ocupado por florestas, tornando-o um dos principais países com maior cobertura vegetal no planeta. Com isso, um dos principais desafios na área florestal é garantir que toda a produção florestal seja algo sustentável. O Manejo Florestal Sustentável é o melhor instrumento que utiliza estratégias de conservação para a extração dos recursos florestais de forma eficiente e consciente, de forma a criar uma produção florestal totalmente sustentável.


O Manejo Florestal Sustentável, portanto, é o gerenciamento da floresta para obtenção de benefícios sociais, ambientais e principalmente econômicos. Tudo isso, respeitando os ciclos e mecanismos naturais de sustentação do ecossistema. No uso sustentável das florestas, normalmente é feita a utilização de diversas espécies madeireiras, produtos e subprodutos não-madeireiros e outros bens florestais.


Método

Neste método, é feita a aplicação de uma série de técnicas de manejo, os quais buscam reduzir o impacto na exploração e garantem toda a sustentabilidade da produção. Portanto, é feito uma série de planejamentos que envolvem desde a colheita até o monitoramento pós-exploração, analisando o crescimento da floresta. Desta forma, é garantido que toda a evolução e desenvolvimento de uma área explorada seja semelhante à uma floresta sem intervenção humana.


Uma das formas mais comuns de execução de um Manejo Florestal Sustentável é um sistema de rodízio, o qual permite uma produção de madeira sustentável e contínua. Nesta técnica é dividida uma área florestal em 25 ou 35 partes conhecidas como UPAs (Unidades de Produção Anual), onde será explorada apenas uma por ano. Portanto, o retorno para uma mesma UPA acontecerá após 35 anos. Este intervalo é necessário principalmente para que a regeneração da floresta aconteça de forma natural e seguindo o seu ciclo original.

O primeiro passo para que ocorra a exploração sustentável de uma área é a elaboração do Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), o qual é um documento que contém todas as informações e etapas necessárias para fazer um uso sustentável da floresta. Nele, é apresentado uma série de etapas, sendo as principais:

  • Informações sobre a propriedade (Localização; Características de clima, vegetação, etc.)

  • Informações sobre o Manejo Florestal (Sistema silvicultural; Espécies Florestais a manejar e a proteger; Regulação da Produção)

  • Atividades pré-exploratórias (Inventário 100%; Microzoneamento, etc.)

  • Atividades de exploração (Método de corte e derrubada; Métodos de extração; Carregamento e transporte, etc.)

  • Atividades pós-exploratórias (Avaliação de danos; Tratamentos Silviculturais; Monitoramento do crescimento e produção, etc.)


Vantagens

De forma geral, a utilização do Manejo Florestal Sustentável é uma das principais alternativas para se combater o comércio ilegal de madeira, além de gerar o desenvolvimento local. Ainda, o principal motivo pelo qual se é adotado este método é a conservação das florestas de nosso país. Algumas outras vantagens são:

  • Produção Contínua;

  • Promoção de Serviços Ambientais;

  • Respeito à lei;

  • Geração de empregos e renda.



Gostaria de realizar um projeto ou tirar dúvidas sobre área florestal com estudantes universitários especializados no assunto?


Entre em contato com a ESALQ Jr. Florestal!





Referências Bibliográficas

MATA NATIVA. O que é Manejo Florestal Sustentável. Disponível em: <https://www.matanativa.com.br/manejo-florestal-sustentavel/>.

SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO, SNIF. O manejo florestal sustentável protege as florestas. Disponível em: <https://snif.florestal.gov.br/pt-br/ultimas-noticias/658-o-manejo-florestal-sustentavel-protege-as-florestas>

52 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo