Buscar

O que é Empresa Júnior e por que fazer parte de uma?

Se você está cursando ou pretende cursar uma graduação, é importante conhecer o MEJ (Movimento de Empresas Juniores), que é um dos maiores movimentos envolvendo empreendedorismo na atualidade. A experiência proporcionada por este movimento de se conviver em um meio empresarial antes de se adentrar no mercado de trabalho permite o desenvolvimento de habilidades de liderança, trabalho em equipe e comunicação.


MAS O QUE É UMA EMPRESA JÚNIOR (EJ) E COMO ELA FUNCIONA?


Assim como qualquer empresa comum no mercado, as chamadas Empresas Seniores, as EJs, em questões estruturais, são muito parecidas. A sua principal diferença é que todas as Empresas Juniores são vinculadas a uma Instituição de Ensino Superior, consequentemente, os membros de uma EJ devem ser estudantes universitários.


Justamente por possuir esta característica educacional, as EJs apresentam estruturas de baixo custo e são organizações sem fins lucrativos, o que torna todo o trabalho dos membros uma ação voluntária. Normalmente, os projetos e serviços prestados pelas Empresas Juniores possuem valores bem abaixo do mercado e todo o faturamento é convertido na capacitação dos membros da EJ, promovendo ainda mais o conhecimento e o crescimento pessoal e profissional dos estudantes.


Saiba outros benefícios de se optar por uma Empresa Júnior no nosso outro artigo: Por que contratar uma Empresa Júnior?


O MOVIMENTO EMPRESA JÚNIOR (MEJ)


O Movimento Empresa Júnior surgiu em 1987 no Brasil, o que acarretou na criação de inúmeras Empresas Juniores ao redor de todo o país. Atualmente, existem mais de 300 empresas espalhadas por todo o território.

Com tantas empresas assim, é necessário que haja algumas entidades que ofereçam apoio e suporte, além de gerenciar e ampliar o movimento para novos horizontes. Para isso, existem as Instâncias do MEJ, que são divididas em: Brasil Júnior, Federações Estaduais e Núcleos.


BRASIL JÚNIOR


A Brasil Júnior é uma entidade que atua em âmbito nacional, portanto, representa todas as EJs do Brasil. Essa instância é encarregada de tomar decisões que atuem sobre todas as federações estaduais e, consequentemente, todas as EJs, de forma a regulamentar as atividades do movimento no território nacional.


FEDERAÇÕES ESTADUAIS

Cada estado brasileiro possui sua própria federação, ou seja, todos os 26 estados mais o Distrito Federal possuem sua própria entidade. Sua função é similar ao da Brasil Júnior, porém, atuam em domínio Estadual. Alguns exemplos de Federações: FEJEMG (Minas Gerais), RIOJUNIOR (Rio de Janeiro) e FEJESP (São Paulo), a qual a EJF faz parte.


NÚCLEOS


Os núcleos são instituições que representam as EJs de determinada cidade ou região de um estado, desempenhando funções similares a de federação, porém, em âmbito regional. No caso do estado de São Paulo, foi dividido em quatro núcleos: Núcleo Bauru, Núcleo São Carlos, Núcleo São Paulo e Núcleo Campinas, cada uma responsável pela sua determinada região. A ESALQ Júnior Florestal, por se localizar em Piracicaba, faz parte do Núcleo Campinas.


É importante ressaltar que, assim como nas EJs, os membros das Instâncias são alunos matriculados em cursos de graduação.



POR QUE FAZER PARTE DE UMA EMPRESA JUNIOR?


Agora que você já sabe o que é e como funciona uma EJ, separamos alguns motivos que podem te motivar a fazer parte desse movimento enriquecedor das Empresas Juniores.


1 - Aumento da rede de contatos: sua rede de contatos é muito importante para quando se tornar um profissional, principalmente porque ela pode proporcionar uma imensa troca de experiências e ideias que podem acrescentar muito profissionalmente e pessoalmente. Assim, o Movimento Empresa Júnior é o ambiente ideal para que você comece a formar novos contatos e conhecer pessoas que podem facilitar e auxiliar em seu futuro, através de eventos, encontros, entre outros.

2 - Desenvolvimento de habilidades importantes: uma das principais habilidades que se pode adquirir estando em uma EJ é o trabalho em grupo. Com o passar do tempo e com a realização de diversos serviços e projetos, é comum que você adquira boas maneiras para trabalhar em conjunto com seus colegas de trabalho. Essa habilidade é extremamente requisitada dependendo de sua área de interesse.

Além disso, o desenvolvimento de senso de liderança é bastante comum em membros que fazem parte de uma EJ, visto que somos colocados diversas vezes em situações que exigem tomadas de decisões importantes, além de gestão de tempo, recursos, delegação de tarefas, etc.


3 - Autoconhecimento: dentro de uma EJ vai ser possível você explorar as mais diversas capacidades e qualidades dentro de você e, claramente, seus pontos fracos e defeitos também. Por isso, a experiência em um ambiente empresarial desde cedo permite que você conheça em qual área você se destaca e em quais você precisa dar uma maior atenção.


4 - Encarar desafios: frequentemente dentro de uma Empresa Júnior você irá se deparar com situações que vão te tirar da zona de conforto. Aprender a lidar com esse tipo de situação e ser capaz de tomar decisões certas em qualquer situação é extremamente importante para o desenvolvimento de qualquer profissional.


5 - Experiência: por fim e o mais importante motivo para se participar de uma EJ é o ganho de experiência. A realização de projetos e a vivência empresarial em si contribuem muito para que seja possível conquistar um diferencial no mercado de trabalho. Além do âmbito profissional, fazer parte do MEJ te permite crescer como pessoa, sempre estando apto a trabalhar com os mais diversos tipos de situações e pessoas.



REFERÊNCIAS

FIA, FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO. EMPRESA JÚNIOR: O QUE É E POR QUE ENTRAR NO MOVIMENTO?. Disponível em: <https://fia.com.br/graduacao/blog/empresa-junior/#:~:text=A%20empresa%20júnior%20é%20um,ele%20adquira%20experiência%20e%20conhecimento>.


SBCOACHING. Empresa Júnior: o que é, como funciona e vantagens. Disponível em: <https://www.sbcoaching.com.br/blog/empresa-junior/>.


64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo