Buscar

O que é paisagismo e quais os principais benefícios?

Por Leandro Felix


Você que sempre encontra jardins maravilhosos e espaços bem distribuídos em jardins sabe como chama esta técnica?


O paisagismo é uma técnica existente e praticada desde sempre, porém, hoje em dia, ganha mais espaço e reconhecimento no mercado de trabalho, produzindo jardins e organizando espaços, além de contribuir para a arborização e também melhor vivência no ambiente praticado.


Afinal, o que é o paisagismo?


A arquitetura paisagista consiste em compor espaços livres com diferentes espécies de plantas ou, até mesmo, outros elementos que favoreçam o espaço, como aparadores e afins.

O paisagismo é responsável por renovar e “dar vida” aos espaços físicos em que estamos inseridos, alterando e recriando os sistemas naturais em que vivemos.


Muitas vezes, o paisagismo, é apontado como uma simples técnica de inserir plantas aos locais, porém, é uma prática totalmente estudada e que, ultimamente, vem sendo misturada com a ciência e sendo alvo de muitos estudantes das áreas de ciências agrárias e de arquitetura e urbanismo. Além disso, um paisagista precisar obter diversos conhecimentos em diferentes áreas, como botânica ou, até mesmo, arquitetura.


Para a construção de um jardim/ambiente bastante distribuído e ornamental, o paisagista precisa estudar diversos viés, como, por exemplo, solo, ecologia, clima, hidrologia etc. e, além disso, mesclar isso com a arte, criando um jardim botânico e até mesmo com outros elementos extremamente confortáveis e dispostos.


Assim, para um jardim ser bem visto, ele necessita de: plantas selecionadas de forma correta de acordo com o ambiente, inserção de elementos estéticos e funcionais para a decoração e conforto, uma boa iluminação, vasos e caminhos delimitados. Além disso, o essencial para a vida dos elementos vegetais: água.


Então, quais os benefícios do paisagismo para as pessoas?


1. Saúde mental e produtividade


É comprovado que a presença de um ambiente verde contribui para o bem-estar, além de ajudar no desempenho e produtividade dos indivíduos. Pesquisa realizada na Universidade de Queensland, na Austrália, mostra que a simples presença de plantas em um escritório pode aumentar a produtividade da equipe em até 15%, enquanto outros estudos apontam que em ambientes com, os funcionários são 12% menos estressados que em escritórios sem preocupação paisagística.


2. Purifica o ar e gera uma maior conexão com a natureza


A plantas ajudam a filtrar o ar do ambiente, além de aumentar a umidade. O filodendro roxo, por exemplo, e a palmeira ráfia, são capazes de absorver gases tóxicos que circulam no ambiente. Além disso, estudos comprovam que estar em ambientes naturais - ou com elementos da natureza - podem reduzir consideravelmente os pensamentos negativos. Assim, fala-se sobre um "déficit de natureza", o qual afeta indivíduos os quais passam muito tempo em ambientes fechados, causando estresse, enxaquecas e reduzindo o rendimento. Por esse motivo, em um ambiente com paisagismo, os funcionários têm mais contato e conexão com a natureza.

3. Torna o ambiente mais alegre e estimula a criatividade


O verde somado a outras cores vivas são capazes de tornar um ambiente mais alegre, bonito e agradável. A simples presença de um vaso de planta é capaz de mudar o aspecto visual e sensorial local. Diante disso, pode-se dizer que a criatividade é estimulada pelo fato dos vegetais serem capazes de alterar o "clima", a "energia" do ambiente, o tornando mais leve, alegre e estimulante.


Assim, é importante saber quais espécies adequadas para cada tipo de ambiente o qual deseja realizar a técnica do paisagismo. Para isso, pode-se consultar profissionais especializados no assunto, os quais podem atuar na área de engenharia florestal, agronômica, biologia e gestão ambiental.


Gostaria de realizar um projeto de paisagismo ou tirar alguma dúvida sobre com profissionais especializados no assunto?


Entre em contato com a ESALQ Jr. Florestal para tornar o seu ambiente mais bonito e agradável para todos!!




Referências Bibliográficas


WATERMAN, Tim. Fundamentos de paisagismo. Bookman Editora, 2011.


DE LIRA FILHO, José Augusto et al. Paisagismo: elementos de composição e estética. Aprenda Fácil, 2002.


PERSONNALITE, Apolino. Por que ter plantas no escritório aumenta a produtividade?. Apolar Imóveis. Março, 2018.


53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo