top of page
Buscar

O que é gestão ambiental e o que os profissionais da área fazem?

Atualizado: 26 de ago. de 2020



O (a) profissional de Gestão Ambiental trata da relação do ser humano com o meio ambiente, com foco em reduzir ou eliminar impactos ambientais causados por atividades econômicas. Ele(a) garante o uso racional de recursos naturais, de modo a preservar a biodiversidade.


O(A) gestor(a) ambiental pode trabalhar tanto na cidade quanto no campo, ou em áreas florestais degradadas. Ele(a) pode desenvolver e implementar programas de reciclagem e educação ambiental. Analisar o impacto das atividades humanas sobre o solo, a água e o ar e orientar a exploração dos recursos por técnicas menos danosas ao ambiente.


Além disso, o(a) profissional pode prestar consultorias com a temática ambiental, pode realizar certificações ambientais adequando a empresa a essas regras, atuar na recuperação de áreas degradadas para reverter danos ambientais em áreas poluídas ou desmatadas, extrair recursos naturais a fim de que sejam utilizadas técnicas adequadas a fim de causar o menor impacto possível no ambiente


O desenvolvimento e implementação de programas de reciclagem e educação ambiental, tais como o treinamento de funcionários para que conheçam o sistema de sustentabilidade da empresa, sua importância e formas de colaboração também é tarefa do(a) gestor(a) ambiental.


Resumindo, a Gestão Ambiental é consequência natural da evolução do pensamento da humanidade em relação à utilização dos recursos naturais de um modo mais sábio, onde se deve retirar apenas o que pode ser reposto ou caso isto não seja possível, deve-se, no mínimo, recuperar a degradação ambiental causada.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page