top of page
Buscar

Plano de negócios: o que é e por que preciso de um?

Atualizado: 19 de jan. de 2021

O ideia de empreendedorismo inserido na sociedade atual. É comum conhecermos alguém que tenha interesse em abrir seu próprio negócio, muitas vezes com o intuito de realizar o sonho do negócio próprio, satisfação pessoal e estabilidade financeira.

Porém, antes de se abrir ou apenas gerir uma empresa, há diversos detalhes a se considerar. À princípio, o ideal é se realizar um plano de negócios. Mas o que seria isto?


O plano de negócios é um documento utilizado para planejar um empreendimento, cujo objetivo principal é definir estratégias de atuações para o futuro, ou seja, é um guia para gestão de uma empresa. Ele surge principalmente das necessidades geradas pelas ideias do empreendedor. Sendo assim, ele ajuda o empreendedor a definir se seu negócio será ou não viável e é uma ferramenta que auxilia na procura de informações detalhadas dos produtos, setor, serviços, clientes. As ideias serão analisadas e em seguida é definido qual é a melhor para os negócios (em questões de potencial de retorno econômico).

Após a escolha de ideias, inicia-se o processo para montar o plano de negócios. O modelo mais utilizado atualmente é o Business Model Canvas (mais conhecido como Canvas), uma ferramenta importante a qual auxilia o planejamento estratégico. Basicamente, o Canvas é mapa/esquema visual que contém 9 blocos:


1. Proposta de Valor

2. Segmento de clientes

3. Canais

4. Relacionamento com clientes

5. Atividade-chave

6. Recursos principais

7. Parcerias principais

8. Fontes de receita

9. Estrutura de custos



Proposta de valor

Basicamente, é o que a sua empresa têm à oferecer para o mercado e que realmente terá valor para os clientes.

Segmento de clientes

São os segmentos de clientes que serão o foco da empresa.

Canais

É a maneira como seus clientes compram e recebem seu produto/serviço.

Relacionamento com clientes

Forma como a empresa se relacionará com os segmentos de clientes.

Atividade-chave

São as atividades consideradas essenciais para que seja possível entregar a proposta de valor.

Recursos principais

Recursos necessários para realizar as atividades-chave.

Parcerias

Atividades-chave terceirizadas e recursos principais adquiridos fora da empresa.

Fontes de receita

Maneiras de obter receita através das propostas de valor.

Estruturas de custos

Custos considerados relevantes e necessários para que toda a estrutura do plano de negócios funcione.


As ideias inseridas nestes 9 blocos formam o conceito do seu negócio, o modo como você irá gerir a empresa e gerar valor ao mercado, os fluxos e processos.

Depois de feito o Canvas, o empreendedor é capaz de ter uma clareza maior sobre quais recursos precisará para implementar e concretizar seu negócio, além de ter noção sobre onde obtê-los.

É importante termos em mente também que todo esse processo é cíclico. Após a implementação das ideias em seu negócio e obtenção de recursos, o empreendedor terá novas ideias, outras oportunidades, e consequentemente, surge necessidade de atualizar seu plano de negócios. A revisão do Canvas deve ser feita sempre que houver previsões de mudanças nos planos (como, por exemplo, variações nas taxas de crescimento do mercado, novos concorrentes, mudanças em legislações envolvidas no seu negócio, perda de clientes, entre diversas outras).

Outro ponto importante é que o empreendedor deve pensar no plano de negócios como uma ferramenta que auxilia o processo, e não como uma obrigação. Se o empreendedor não tiver seus objetivos claros em sua mente, não há motivo para se planejar, e aí o plano de negócios perde o seu sentido.

Além de organizar suas ideias, alguns outros motivos que se levam à criação de um plano de negócios são também a criação de novas estratégias efetivas, crescimento do seu negócio à médio/longo prazo, aquisição de financiamentos, conhecimento do público e do mercado.

O plano de negócios é um processo simples, porém deve ser feito com atenção, afinal, o futuro de seu negócio depende disso.

E aí? Preparado para fazer o seu?


Fontes:

SEBRAE. Plano de Negócio: por que ele é tão importante para abrir sua empresa? Março, 2018. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pr/artigos/plano-de-negocio-porque-ele-e-tao-importante-para-abrir-a-sua-empresa,05bdf074cdcda510VgnVCM1000004c00210aRCRD>.


Plataforma Conexão. Por que é importante elaborar um plano de negócio. Disponível em: <https://blog.algartelecom.com.br/gestao/por-que-e-importante-elaborar-um-plano-de-negocio/>.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page