top of page
Buscar

Por que você deve aplicar práticas ESG no seu negócio?

Por João Victor Scavasso


Com a intensificação dos efeitos causados pelas mudanças climáticas, as questões ambientais, sociais e sustentáveis ganharam um importante espaço dentro do planejamento das empresas, isso porque, é eminente a pressão dos stakeholders sobre o modelo de negócio da empresa, não visando mais apenas o lucro, mas consistência do negócio por um longo período de tempo. Foi por esse motivo que práticas ESG se tornaram cada vez mais utilizadas por empresas, em especial as de capital aberto, que procuram implementar práticas sustentáveis, com o objetivo de gerar boas ações e até mesmo, otimizar processos.


No entanto, com a grande expansão, empresas menores também estão começando a aplicar práticas ESG em seu dia-dia, tornando isso um diferencial em relação aos seus concorrentes. Segundo uma matéria publicada no portal de notícias Exame, os fundos de Private Equity estão cada vez mais interessados em empresas que levam em conta os critérios ESG, baseando-se na grande demanda dos investidores por esse indicador de qualidade.


Fonte: Freepik


Contextualizando, o termo inglês ESG (Environmental, Social and Governance) que surgiu no início do milênio, visa realizar uma análise na parte Ambiental, Social e de Governança Corporativa. Assim, é realizada uma avaliação holística da empresa, com o intuito principal de mapear toda a operação da empresa e entender todos os processos. Após isso, ocorre o estudo em cada uma das áreas, começando pela ambiental, que visa entender qual o impacto da empresa ao meio ambiente, analisando as fontes de emissões de gases poluentes entre outros aspectos que geram impactos e em muitos casos, podem ser facilmente substituídos. Já no social, são levados em consideração a atuação social da empresa, a diversidade em seus funcionários e o seu impacto na sociedade pela sua área de atuação, levando em consideração diversos fatores. Por fim, temos a análise do modelo de governança da empresa, onde são avaliados como é o processo de tomada de decisão na empresa, qual a estrutura corporativa da empresa entre outros pontos da parte corporativa.


Uma pesquisa realizada pela Accenture, em conjunto com o Fórum Econômico Mundial, mostrou que empresas que adotam práticas ESG podem ser até 20% mais lucrativas. Além disso, 65 % dos entrevistados acreditam que as empresas devem ser responsáveis por deixar seus funcionários em uma melhor situação e 74% acreditam que a escolha de uma marca é influenciada pelos fatores éticos da empresa. Sobre a importância do ESG, antes do período pandêmico, 60% dos gestores consideravam o assunto importante e agora, esse número aumentou para 80%, sendo a pandemia a responsável por acelerar esse processo que se expande a cada ano. No entanto, mesmo com todos esses resultados positivos, eles reiteram que é crucial seguir os passos para que a aplicação seja realmente efetiva e não apenas uma forma de publicidade, tornando-se necessário a presença de pessoas que entendam do assunto.


E nós da Esalq Júnior Florestal, podemos ajudar a sua empresa com o ESG. Então, não perde tempo e solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso.


Portanto, a aplicação de estratégias ESG podem gerar diversos benefícios, independente do tamanho do negócio ou da área de atuação, isto porque, se a análise for bem realizada, os resultados aparecerão em um médio, longo prazo. Assim, podemos listar como os principais benefícios: consistência empresarial, otimização dos processos, maior satisfação dos clientes, transformação organizacional, melhor ambiente de trabalho, melhores resultados dentre outros benefícios de acordo com a atuação da empresa.

A grande novidade deste artigo é que iremos assumir o compromisso de implementar práticas ESG em nossa empresa júnior e em breve, lançaremos o 1° relatório ESG da ESALQ Júnior Florestal. Então, fiquem ligados em nossas redes sociais.


Referências bibliográficas:


VITORIO, Tamires. 20% mais lucrativas: qual o caminho para seu negócio se fortalecer com o ESG. 2021. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2021/11/20-mais-lucrativas-qual-o-caminho-para-seu-negocio-se-fortalecer-com-o-esg.html#:~:text=%22E%20depende%20muito%20do%20pa%C3%ADs,%22Esse%20%C3%A9%20o%20caminho.. Acesso em: 27 fev. 2022.


WILLMER, Sabrina. Private equity mira no ESG e quer ir além do lucro. 2021. Disponível em: https://exame.com/esg/private-equity-mira-no-esg-e-quer-ir-alem-do-lucro/. Acesso em: 27 fev. 2022.


Gostaria de realizar um projeto ou tirar dúvidas sobre ESG com estudantes universitários especializados na área?


Entre em contato com a ESALQ Jr. Florestal!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page