Buscar

Produção Florestal: Notícias sobre o mercado

Todos nós sabemos o quanto é importante para os produtores florestais acompanhar as variações de preços de produtos do mercado florestal. Porém algumas vezes essa tarefa pode ser um pouco complicada e necessitar de apoio de um técnico para entender a dinâmica dos preços de madeiras, normalmente produzidas e comercializadas em diversas regiões.


Podemos exemplificar da seguinte forma: digamos que um determinado produtor de Eucalipto no Estado de São Paulo queira destinar sua produção para a lenha, para obter um ganho mais rápido na sua fazenda. Onde esse produtor poderia estar se informando sobre as variações de preço, da madeira de Eucalipto para lenha em regiões de São Paulo, para conseguir negociar melhor o preço de venda da madeira em seu plantio? E como ele consegue saber se esse é o melhor momento para vender?


Para atender a essa e a muitas outras informações de tamanha relevância para o produtor florestal é que existe o CEPEA Florestal, que divulga informativos mensais com as principais notícias e variações de preço da produção florestal.


O CEPEA Florestal é composto por alunos de graduação e pós-graduação da ESALQ/USP, coordenados pelo professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia Carlos Bacha. O grupo coleta preços e demais informações sobre 56 produtos florestais nos estados de São Paulo e Pará todo mês e elabora o informativo CEPEA-SETOR FLORESTAL (CEPEA, 2020).


Ainda sobre a possível dúvida do produtor de Eucalipto de São Paulo, que gostaria de saber se esta é a melhor época para negociar sua produção, o informativo mensal do CEPEA fornece gráficos de oscilação de preços para a venda da madeira para lenha em algumas regiões do Estado. Essa pode ser uma informação muito importante na tomada de decisão do produtor, se é a melhor época para a venda ou se compensa esperar mais um pouco, pelo fato dos preços estarem baixos no momento.


Gráfico exemplificando uma possível análise de preço para venda de madeira:



Fonte: CEPEA Florestal


Como pode ser observado no gráfico acima, o preço médio do estéreo de Eucalipto para lenha na região de Sorocaba (região com alto potencial de consumo) sofreu uma queda nesse mês de maio, podendo ser interessante aguardar um pouco mais para uma possível venda. Muitas vezes é necessário que o produtor florestal busque orientação de uma empresa de consultoria florestal, de preferência empresa Júnior, para saber qual o momento certo oferecer seu produto no mercado. Porém muitas vezes basta que o produtor busque entender a dinâmica dos preços disponibilizados mensalmente em boletins informativos para saber qual o melhor momento de vender seu produto florestal.



Referências


CEPEA, Informativo CEPEA Florestal maio de 2020. Preços de madeiras in natura têm fortes alterações em sentidos inversos em Itapeva e Sorocaba no mês de maio.

0 visualização

© Por ESALQ Júnior Florestal

 Criado com Wix.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon