Buscar

Qual a diferença entre Eng. Florestal e Eng. Ambiental?


Diferenças entre Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental

Durante a época de vestibulares e escolhas profissionais muitos de nós, amantes do meio-ambiente, nos deparamos com cursos como as engenharias florestal e ambiental e, por muitas vezes, ficamos incertos sobre suas diferenças de estudo e área de atuação. Assim, pela visão de um aluno de Engenharia Florestal (ESALQ-USP), iremos abordar esta questão a fim de diferenciá-las.


O que é a Engenharia Florestal?

De modo geral, podemos classificar a Engenharia Florestal como uma área de estudo dentro das ciências exatas voltada para a produção e comercialização de bens e produtos florestais e conservação de recursos naturais renováveis da floresta, Dessa forma, o curso abrange todas as áreas relacionadas à floresta e fundamentais para sua compreensão e manejo, estudando desde fundamentos da ecologia, manejo de bacias hidrológicas, solos, flora, fauna, e até áreas estatísticas e legislativa.


Graduação em Engenharia Florestal

O curso bacharelado oferecido ao longo de 10 semestres (5 anos) tem como base disciplinas básicas nas áreas das ciências exatas e biológicas como cálculo, física, bioquímica, genética e botânica. Após os primeiros anos iniciam-se as disciplinas específicas do curso, com predominância das áreas das ciências exatas e ciências agrárias, tais como produção de sementes e mudas florestais, industrialização de produtos florestais, colheita e transporte florestal, planejamento de plantios, estudos de leis e políticas públicas relacionadas às florestas brasileiras, entre outras.

Geralmente os cursos de Engenharia Florestal oferecem oportunidades de práticas em laboratórios e em campo, afim de aumentar a experiência do aluno, além de um estágio curricular obrigatório e um trabalho de conclusão de curso. As práticas laboratoriais e em campo podem variar de acordo com a instituição de ensino, além de algumas faculdades disponibilizarem algumas disciplinas na modalidade educação a distância (EAD).


Área de atuação

Com base na tabela disponibilizada no site do Ministério do Trabalho, o engenheiro florestal encontra-se como uma vertente das Engenharias Agrossilvipecuárias, podendo atuar nas seguintes áreas:

  • Planejamento, coordenação, execução e fiscalização de atividades agrossilvipecuárias e de uso de recursos renováveis e ambientais;

  • Prestação de serviços de assitência, consultoria técnica e extensão rural;

  • Elaboração de documentação técnica e científica;

  • Desenvolvimento de tecnologia;

Dentre as atividades citadas acima de maneira generalizada, podemos exemplificar e resumir algumas atuações de um engenheiro florestal, sendo elas:

  • Gestão de recursos florestais: área que aborda a gestão da conservação e preservação florestal, além do manejo de bacias hidrográficas, manejo de fauna e projetos de plantio.

  • Manejo florestal: área que estuda o planejamento e organização da produção de florestas plantadas, naturais ou Sistemas Agro-florestais (SAF);

  • Silvicultura: setor que visa a aplicação de tecnologia e melhoramento florestal, além de aplicação de técnicas de florestamento e reflorestamento e aplicação de práticas de proteção florestal;

  • Tecnologia de produtos florestais: consiste na aplicação técnica e práticas que envolvem a madeira, desde identificação, processamento, tecnologia, etc;

  • Mensuração florestal: este último consiste no monitoramento do crescimento e produção florestal, utilizando-se muito dos métodos de medições florestais e métodos estatísticos.


Agora que compreendemos um pouco mais sobre toda a área que envolve um Engenheiro Florestal, vamos conhecer um pouco mais sobre a Engenharia Ambiental.



O que é a Engenharia Ambiental

A Engenharia Ambiental consiste em uma área dentre as engenharias voltada para o desenvolvimento sustentável abordando, também, as questões sociais, ecológicas, tecnológicas e econômicas do meio ambiente, visando a preservação do ar, solo e água. Assim, o curso visa estudar os problemas do meio ambiente de forma a projetar e construir sistemas de esgoto e água, com base nos limites da exploração ambiental.


Graduação em Engenharia Ambiental

Com duração de 10 semestres (5 anos), o bacharelado em Engenharia Ambiental engloba disciplinas das áreas biológicas, ciências exatas e ciências sociais. Os dois primeiros anos abordam disciplinas básicas nas áreas de matemática, física, química. Após os primeiros anos, são inseridas disciplinas específicas da área ambiental como hidráulica, avaliação de impactos ambientais e tratamento de resíduos, entre outros.


Área de atuação

Com base na descrição do Ministério do Trabalho, o Engenheiro Ambiental pode atuar com gerenciamento e implementação sistemas de gestão ambiental, implementação de ações responsáveis pelo controle de emissão de poluentes, administração de resíduos, além de serviços como prestar consultoria, assistência e assessoria. 

Assim, podemos resumir as áreas de atuação deste profissional em quatro grandes áreas:

  • Tecnologia Ambiental;

  • Gestão Ambiental;

  • Recursos hídricos;

  • Geotecnia Ambiental.


Além disso, as temáticas relacionadas à área estudo em questão são, principalmente, planejamento e gerenciamento ambiental, estudos de impacto ambiental, manejo de recursos hídricos, estudos de clima,  projetos de abastecimento e tratamento de água, tratamento de esgotos sanitários e industriais, drenagem urbana, monitoramento de aterros sanitários de resíduos domésticos e industriais e projetos de recuperação de áreas degradadas.

Também podemos citar como área de atuação os trabalhos desenvolvidos a respeito de fontes de energias renováveis como a recuperação de biogás e produção de biodiesel a partir de microalgas.


Esperamos ter tirado algumas dúvidas referente a essas áreas de estudo tão importantes e interessantes.



Gostou desse post? Leia o nosso post sobre "O que é Engenharia Florestal e o que os profissionais da área fazem?" no link abaixo:


https://www.esalqjrflorestal.org.br/post/o-que-é-engenharia-florestal-e-o-que-os-profissionais-da-área-fazem





83 visualizações

© Por ESALQ Júnior Florestal

 Criado com Wix.com

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon