O reflorestamento consiste em replantar florestas, devolver a vida ao local e resgatar áreas devastadas. Essas áreas podem ter sido devastadas tanto por forças da natureza, como incêndios, tanto por ações humanas, como queimadas e desmatamento. O reflorestamento é uma prática muito importante na preservação do meio ambiente e traz diversos benefícios.
Há duas principais vertentes do reflorestamento: o reflorestamento comercial e o reflorestamento voltado para a recuperação de áreas degradadas
Reflorestamento comercial
No reflorestamento comercial, as indústrias florestais optam por utilizar em suas plantações espécies como pinus e eucalipto. Essas espécies são utilizadas devido ao seu rápido crescimento e sua grande utilização comercial na produção de celulose e madeira. Esse reflorestamento visa garantir matéria prima e tem fins lucrativos, além disso, utilizando-se do mesmo, muitas empresas deixam de comprar madeira obtida pelo corte ilegal, o que poupa a natureza.
Reflorestamento voltado para a recuperação de áreas degradadas
O reflorestamento voltado para a recuperação de áreas degradadas, busca devolver a vida a um local danificado. Quando executado com eficiência, cumpre seu papel e recupera por completo áreas verdes com espécies nativas, melhorando determinada área. Sendo assim, esse reflorestamento é responsável por garantir a preservação de lençóis freáticos, rios e lagos, qualidade do ar, solos entre outros benefícios ambientais.
Benefícios
O reflorestamento:
Combate os deslizamentos de terras
Combate a erosão dos solos.
Promove o sequestro de CO2 da atmosfera,
Atua diretamente no combate ao efeito estufa.
Auxilia na qualidade dos recursos hídricos,
É fonte sustentável de madeira legal
Reduz prejuízos ambientais
Preserva e recupera ecossistemas
Preserve fauna e flora
Fornece abrigo e alimento para a fauna do local
Protege os rios, evitando seu assoreamento
Combate as mudanças climáticas
Controla a temperatura, assumindo papel de refrigeração natural
Comments