Buscar

REFLORESTAMENTO: O que é e quais seus benefícios?

Em algum ponto da vida, todos nós já ouvimos falar em reflorestamento e sabemos por conhecimentos gerais que é algo muito útil e importante para a vida na Terra. Mas, será que já paramos para entender o porquê de ser algo tão significativo, principalmente com a atual situação do meio ambiente e a contínua deterioração dos recursos naturais não renováveis? Vamos então, entender um pouco mais sobre o que é reflorestamento, sua importância para o meio ambiente e para a sociedade, e todos os benefícios que o mesmo pode trazer para o mundo.


Primeiramente, vamos definir a diferença entre florestamento e reflorestamento. Historicamente o florestamento ocorre quando colocamos árvores onde antes não havia floresta alguma. Já o Reflorestamento é o plantio em locais onde costumava haver vegetação, mas esta foi convertida ou destruída pelo ser humano, para outros diversos fins.

Muitas vezes, florestas que foram destruídas perdem a capacidade de recuperação natural que elas possuíam, assim, o reflorestamento é uma prática ambiental que visa recuperar essas áreas afetadas, podendo ser feito através do plantio de sementes ou mudas de árvores nativas do local, ou da manutenção da vegetação já existente nessas áreas.


O reflorestamento é uma das maneiras mais conhecidas e eficazes de recuperar áreas degradadas e assim restaurar, ou mesmo estabelecer um equilíbrio do ecossistema local, já que, recuperar florestas perdidas é um dos principais pontos da conservação da biodiversidade, melhora na qualidade de vida e equilíbrio do meio ambiente. Vamos ver a seguir os principais benefícios do reflorestamento:


  • Diminuição de CO2;

  • Conservação da biodiversidade;

  • Proteção da fauna, flora e bacias hidrográficas;

  • Redução da poluição;

  • Diminuição das mudanças climáticas;

  • Controle de erosões e deslizamentos;


Se você quer entender um pouco mais sobre como o Reflorestamento pode melhorar os serviços ambientais e ecossistêmicos, acesse a matéria realizada pela CONFLOR Jr.: “Como o reflorestamento pode contribuir com os serviços ecossistêmicos ?”



REFLORESTAMENTO NO BRASIL


As atividades de reflorestamento no Brasil têm, atualmente, uma importância imensurável, pois através delas torna-se possível retirar o CO2 da atmosfera, como vimos acima dentre os benefícios, diminuindo assim a concentração deste gás nocivo, causador do efeito estufa que se intensifica na ausência de florestas. A remoção do gás carbônico da atmosfera é realizada graças à fotossíntese (realizada pelas árvores/florestas) permitindo a fixação do carbono na biomassa da vegetação e nos solos.


Conforme a vegetação cresce e as florestas se recompõem e se regeneram, o carbono vai sendo incorporado nos troncos, galhos, folhas e raízes. Cerca de 50% da biomassa vegetal é constituída de carbono e a floresta amazônica é um gigantesco estoque mundial de carbono pela sua área e densidade de biomassa. A floresta amazônica armazena cerca de 140 toneladas de carbono por hectare e isso demonstra as graves consequências provocadas pela devastação das florestas que degrada e prejudica milhares de vidas no Brasil.


Diante disso, como uma forma de esperança, surgem ações e atividades de reflorestamento no combate às mudanças climáticas. No aumento dos recursos hídricos, na redução dos prejuízos na agricultura relacionados com enchentes, no aumento do estoque sustentável de madeira legal, na retirada de CO2 da atmosfera e na redução do efeito estufa.


Atualmente, algumas das maiores organizações ambientais no Brasil têm se juntado em prol da restauração de áreas florestais na Amazônia e Mata Atlântica até 2030. A estratégica tem como objetivo garantir os serviços ambientais, a captura de CO2 da atmosfera, fortalecer economias locais e promover o bem estar da humanidade.


Fazem parte da aliança as seguintes organizações: CI-Brasil (Conservação Internacional), TNC-Brasil (The Nature Conservancy), WRI Brasil (World Resources Institute) e WWF-Brasil (Fundo Mundial para a Natureza).



CONCLUSÃO

É de suma importância essa conscientização e as ações que estão sendo efetivadas em prol do reflorestamento. O Brasil situa-se entre os 10 maiores países em florestas plantadas do mundo, contando com aproximadamente 9 milhões de hectares. Cerca de 90% dessa floresta é composta por pinus e eucaliptos, espécies utilizadas para a produção de madeira e celulose.

Acessando o artigo escrito pela ECOFLORESTAL Jr. “Reflorestamento: exemplos e locais onde foi conservada grande parte da vegetação nativa”, você encontrará mais informações e curiosidades sobre o reflorestamento no Brasil.

A Mata Atlântica abrange cerca de 15% do território nacional em 17 estados. Hoje, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente. "Atingir a ambição de neutralizar nossas emissões de gases tóxicos exige uma transformação na forma de fazer negócios. Juntamente com nossos fornecedores, vamos restaurar biomas e áreas degradadas, melhorar o gerenciamento de nossa cadeia de suprimentos e, como resultado, gerenciar melhor as emissões de gases de efeito estufa. Esse investimento levará ao aumento da biodiversidade e à regeneração de ecossistemas dos quais dependemos nas Américas", disse Laurent Freixe, CEO da Zona Américas da Nestlé. A Nestlé expandirá as atividades de reflorestamento para a África, Ásia e Oceania, com foco em locais de fornecimento de matérias-primas vulneráveis aos efeitos adversos das mudanças climáticas.


Esse exemplo tem sido seguido por muitas empresas e entidades preocupadas com a restauração das florestas e da biodiversidade e a prática do reflorestamento é uma das principais ações para recuperação de áreas afetadas pela degradação ambiental.

REFERÊNCIAS

IPAM. Qual é a importância do reflorestamento na mitigação das mudanças climáticas?. Disponível em: <https://ipam.org.br/entenda/qual-e-a-importancia-do-reflorestamento-na-mitigacao-das-mudancas-climaticas/>.

REIS, G. Tudo o que você precisa saber sobre reflorestamento. Disponível em: <https://grameirareis.com.br/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-reflorestamento/>.

OLSEN, N. Organizações ambientais se unem pela restauração da Amazônia e Mata Atlântica. Disponível em: <https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/organizacoes-ambientais-se-unem-pela-restauracao-da-amazonia-e-mata-atlantica/amp/>.


1,737 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo