Por: Ana Clara Braga
O Brasil é o país que tem a maior área florestada no mundo, dessa forma, é de fundamental importância o aprimoramento de tecnologias florestais relacionadas à mutação, colheita e brotação com o intuito de aumentar a produção e suprir a demanda de produção de madeira.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que para cada US$1 gasto em saneamento básico, US$4 são economizados em saúde. Segundo o IBGE 10.983.179 m³ de esgoto são tratados por dia, e por ano, cerca 220 mil toneladas de lodo de esgoto são despejados em aterros sanitários. Isso causa impactos ambientais e desperdiça o potencial de fertilizante desse resíduo.
Mas o que é o biossólido?
O tratamento de efluentes gera um resíduo sólido denominado biossólido (ou lodo de esgoto tratado e higienizado), este resíduo vem sendo utilizado nos solos de florestas plantadas e pesquisas indicam significativo aumento na produtividade florestal.
Quais benefícios de utilizar biossólidos em florestas?
as mudas conferem maior resistência ao estresse hídrico
alternativa para o reflorestamento
aumento da área basal
alternativa para o destino final dos resíduos gerados no tratamento de esgoto.
O que é necessário para implementar?
É de fundamental importância conhecer o sistema radicular no perfil do solo, para a raiz, uma vez que será aplicado o biossólido no substrato. O material orgânico presente na composição do biossólido é favorável para o melhor desenvolvimento da muda e ocorre melhor aproveitamento dos nutrientes pelas plantas. No entanto, ainda existe a necessidade de fertilizantes minerais como a complementação de potássio nas culturas, uma vez que é baixa a concentração desse elemento.
Diante disso, com o crescimento exponencial do esgoto nas áreas urbanas, a utilização de biossólidos se tornou favorável como um destino final para os resíduos sólidos resultados do tratamento de efluentes.
Exemplo prático:
No viveiro da Cedae (RJ), mudas recebem lodo de esgoto como adubo
Recomendações de leitura:
Gostaria de realizar um projeto ou tirar dúvidas sobre
área florestal com estudantes universitários especializados
no assunto?
Entre em contato com a ESALQ Jr. Florestal!
Referências Bibliográficas MARTINS, Luiz Fernando da Silva. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA RADICULAR
DAS ÁRVORES DE Eucalyptus grandis EM RESPOSTA À APLICAÇÃO DE
DOSES CRESCENTES DE BIOSSÓLIDO. (2002). Disponível em:
https://www.ipef.br/servicos/teses/arquivos/martins,lfs-m.pdf. Acesso em:
28/04/2020.
Comments