top of page
Buscar

Você sabe o que é SIG e qual a importância dele para sua propriedade?

Por Anna Beatriz Queiroz Di Souza


A sigla SIG faz referência ao termo Sistema de Informação Geográfica e engloba técnicas e softwares que permitem a confecção de mapas elaborados sobre os corpos hídricos, a declividade, a vegetação do terreno e entre outras características. Para isso, são utilizadas imagens e dados de campo com base no georreferenciamento.


A elaboração de um projeto de SIG permite que você responda à dúvidas como:


  • Quais são os limites da minha propriedade, seu tamanho e a disposição das áreas verdes e de cultivo?

  • Minha área possui áreas de preservação permanente (APPs) ou reservas legais (RLs) que devem ser preservadas de acordo com a legislação?

  • Qual a declividade, hidrologia e vegetação nativa da área em que minha propriedade se insere?


Os Sistemas de Informações Geográficas são resultados da combinação entre três tecnologias distintas: o GPS, o geoprocessamento e o sensoriamento remoto. Com isso, são utilizados satélites e imagens da superfície terrestre, permitindo a obtenção de dados importantes e que podem ser usados para analisar a extensão das áreas de cobertura vegetal, de fragmentos nativos, de talhões de reflorestamento, reservas legais, APPs, entre muitos outros.



Esses dados integrados permitem a apresentação de muitas informações em apenas um só mapa, relacionando aspectos de relevo, hidrologia e vegetação de acordo com sua relevância, localização espacial ou variação temporal. Isso porque os dados utilizados no georreferenciamento são alinhados com as coordenadas geográficas do terreno e, assim, é possível analisar os fenômenos climáticos e a disposição dos recursos naturais no local de estudo.


Como resultado, é possível visualizar essas e muitas outras informações em mapas temáticos, incluindo representações tridimensionais e de fácil interpretação, como a da figura abaixo!


Figura 1 - gráfico de relevo com visualização tridimensional em projeto SIG. Imagem: ArcGIS for Desktop.


Quais as vantagens de utilizar o SIG em sua propriedade?


  • Melhorar a aplicação de insumos nas produções agrícolas com base na vegetação e cultivos da lavoura

  • Tomar decisões sobre a estrutura e recursos da fazenda

  • Analisar dados sobre a fertilidade do solo e mapas de produtividade

  • Obter o modelo digital do terreno e poder elaborar mapas de diversos índices de vegetação

  • Desenhar talhões de cultivo proporcionais aos interesses do produtor

  • Otimizar suas porções de lavoura e monitorá-las individualmente ao longo do tempo


Se você procura uma maneira eficiente de realizar análises para otimizar seus negócios, ter maior lucratividade e alinhar sua produção com as demandas de mercado, não deixe de contatar a ESALQ Júnior Florestal e conhecer nossos projetos!


Conclusão: Com o mecanismo SIG e uma equipe preparada, você tem acesso a mapas da sua propriedade com agilidade e eficiência, comparando dados espaciais e temporais e realizando as melhores escolhas para seu terreno!


Clique aqui para contatar nosso Diretor Comercial e tirar todas as suas dúvidas sobre nossos serviços e ofertas!


Referências:




PENA, R. F. A. SIG. Brasil Escola, 2022.




Gostaria de realizar um projeto ou tirar dúvidas sobre área florestal com estudantes universitários especializados na área?

Entre em contato com a ESALQ Jr. Florestal!





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page