top of page
Buscar

Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) – O que é e para que serve

Por: Letícia Molloy



O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é um conjunto de áreas protegidas do Brasil, criado pela Lei Federal nº 9.985, de 18 de julho de 2000. O principal objetivo do SNUC é garantir a conservação da biodiversidade, através da criação e gestão de unidades de conservação.


Certamente, muitos brasileiros e brasileiras já visitaram áreas definidas pelo SNUC! Se você já visitou o Parque Nacional (PARNA) do Itatiaia, a Floresta Nacional (FLONA) de Ipanema, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ou até o Parque Nacional da Tijuca, você já conhece um pouco destas importantes Unidades de Conservação (UCs) que estão atualmente sob a gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.


As Unidades de Conservação são áreas legalmente protegidas, que estão organizadas em dois grandes grupos baseados em seu objetivo de criação: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável. Se tratando das Unidades de Proteção Integral, sua finalidade principal é garantir a preservação da natureza e sua biodiversidade, por isso, não é permitido o uso direto dos recursos naturais, com exceção de atividades de pesquisa científica. Por outro lado, nas Unidade de Uso Sustentável o objetivo é conciliar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais, permitindo então atividades humanas controladas, desde que sejam realizadas de maneira sustentável, respeitando os limites dos ecossistemas.


As Unidades de Conservação desempenham um papel crucial na proteção das florestas, biodiversidade e culturas locais no Brasil. Ao estabelecer áreas legalmente protegidas, a sociedade toma o primeiro passo para a preservação de ecossistemas vitais, nos quais a perda de biodiversidade é praticamente irreparável. Além disso, tais áreas designadas proporcionam um ambiente propício para a pesquisa científica e promovem o ecoturismo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e, muitas vezes, para a economia local. Ao proteger esses recursos naturais e culturais, as Unidades de Conservação buscam garantir não apenas a sobrevivência das gerações presentes, mas também a preservação desses tesouros para as futuras.

Posts recentes

Ver tudo

Macrofauna do solo: curiosidades sobre os animais

Por José Renato Schmidt de Carvalho Os solos são, de forma literal, a fundação da vida na terra. Eles estão em constante transformação por fenômenos físicos, químicos e biológicos ao longo de extensos

Comments


bottom of page